01/10/2014 15h13 – Atualizado em 01/10/2014 15h13

Pista de caminhada recebe atenção especial e em apenas 1 km mais de 800 litros de lixo foram recolhidos.

Por: Chris Vasques – SEMA Bonito

Na ultima segunda feira (29) por iniciativa da SINGTURMS (sindicato de guias de turismo estadual) com o apoio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente – Prefeitura Municipal de Bonito MS foi realizada a coleta de lixo nas redondezas da pista de caminhada que liga a cidade de Bonito MS até o Balneário Municipal.

A atividade contou com uma equipe pequena de participantes, porém engajadas em ajudar a resolver o problema. No percurso de apenas 1 km foram recolhidos 8 (oito) sacos de 100 litros de lixo. Os materiais recolhidos foram os mais variados. Recolhemos bastante papel, plásticos, latinhas de cerveja e refrigerante e muita garrafa de vidro tipo long neck e outra bebidas alcoólicas.

O ponto mais precário é na área de academia onde encontramos muito lixo oriundo pessoas utilizam o local para encontros com amigos, bebem e jogam garrafas de vidro e latinhas de cerveja na mata adjacente. A quantidade de cacos de vidro e garrafas quebradas no local é impressionante.
“Fico feliz por ver que temos pessoas preocupadas com a questão ambiental em nosso município, mas por outro lado me entristece ver o quanto ainda temos que evoluir para os cuidados com o Meio Ambiente É preciso cuidarmos do bem público, um bem que é nosso, é da comunidade. Não custa nada depositar as garrafas, latas, e qualquer que seja o lixo na lixeira mais próxima. Este espaço é para a comunidade fazer suas caminhadas, passear com a família, porém torna-se até mesmo perigoso pela quantidade de caco de vidro nesta área próximo a academia.”, ressaltou a Bióloga Chris Vasques – SEMA.

Esta foi a primeira fase desta atividade. Pretendemos realizar outras etapas periodicamente. Espero que consigamos atrair mais pessoas para ajudar nesta empreitada e colaboração da comunidade para mantermos o local limpo.

Todo o material coletado foi encaminhado para Associação Recicla Bonito na UTR (unidade de Tratamento de Resíduo) onde passará por triagem e o material que possa ser aproveitado serão encaminhado para reciclagem.

A associação Recicla Bonito é composta por 12 associados que recebem a estrutura física, os insumos da Prefeitura Municipal de Bonito MS e assistência técnica da equipe da Secretaria de Meio ambiente para realizar a triagem de todo material reciclável oriundos da coleta seletiva domiciliar e do comércio local, através do Programa Recicla Bonito.

Maiores informações, entrar em contato com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente no telefone (67) 3255-3316.

Pista de caminhada x Lixo