28/02/2015 12h33 – Atualizado em 28/02/2015 12h33

Encontro foi realizado no Comtur e abordou o monitoramento turístico, novidades em marketing e as melhorias para as estradas do município

Por: Naiane Mesquita

O prefeito de Bonito, Leleco Brito (PTdoB) recebeu na noite de ontem a visita do diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de MS), Nelson Cintra. O encontro foi realizado durante a terceira reunião do ano do Comtur (Conselho de Turismo de Bonito), no Centro de Convenções do município.
A reunião contou com a participação de diversos representantes de bares, restaurantes, atrativos turísticos e hotéis de Bonito.

Para o prefeito Leleco, a aproximação com o governo do Estado é essencial para manter o município como o principal destino de ecoturismo do país. “A visita do Nelson Cintra demonstra o cuidado do governo com as novas ações do turismo em Mato Grosso do Sul e é uma oportunidade para que possamos apresentar os nossos novos desafios. Ontem, conversamos sobre a necessidade de melhorar as nossas estradas, a MS-382, MS-345, a rodovia que liga o Balneário Municipal a cidade de Bonito, uma das maiores reclamações de nossos turistas e da população. Também falamos sobre o marketing, participações em feiras e investimentos na comunicação de Bonito, em especial na principal delas que é o boca a boca, a satisfação de nossos turistas”, afirma Leleco.

A visita de Nelson Cintra ao município integra uma ação da Fundação de Turismo. Todos os 79 municípios serão analisados para identificar as potencialidades e prioridades de cada cidade, e assim realizar um planejamento estratégico. Segundo o diretor, neste ponto Bonito pode contribuir com sua experiência para a Fundtur. “Eu estou preparando novidades para o Estado, aqui em Bonito já é um destino consagrado, lógico que cresce o município, vem mais gente, tem que abrir novos passeios, nós estaremos muito bem sintonizados com vocês em Bonito para ajudar. Nós temos uma equipe de técnicos que podem ajudar, nós estaremos presentes no Festival de Bonito, no Festival de Inverno, eu me identifico muito com Bonito, aprendi a gostar de Bonito e me identifico muito com as pessoas. Mas eu vim aqui para aprender, Bonito está há muitos anos luz do turismo no Estado e até no Brasil”, acredita Cintra.

Além da reunião no Comtur, o diretor solicitou um encontro com o prefeito Leleco e os vereadores do município hoje, pela manhã.

Prefeitura e Conventions Bureau lançam plataforma de dados turísticos

O Bonito Conventions Bureau (CVB) e a Prefeitura Municipal de Bonito lançaram na noite de ontem, durante a reunião do Comtur, o Observatório do Turismo de Bonito (OTB).
O Observatório do Turismo de Bonito-MS (OTB) é um centro de pesquisas que tem como objetivo o levantamento sistemático e contínuo de dados relevantes sobre a atividade turística em Bonito. Estas informações serão publicadas mensalmente e irão auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores públicos, empresários e profissionais do turismo.

Um dos principais apoiadores do observatório, o prefeito Leleco reforçou a importância da plataforma para o turismo brasileiro. “Finalmente teremos um banco de dados que mostra o real perfil do turista e do turismo de Bonito. Esses dados ajudarão muito na comunicação, no marketing e no desenvolvimento do nosso destino. É um marco importantíssimo para Bonito”, afirmou Leleco.

Segundo o presidente do CVB Rodrigo Coinete, as informações serão disponibilizadas gratuitamente por meio de uma plataforma do Google. “Precisamos dados confiáveis, relevantes, atualizados e publicados de forma clara e informativa. Com o OTB, teremos condições de aprimorar o trabalho de marketing do destino e aumentar a qualidade de nossos serviços. Nosso foco é que estas informações também sejam úteis e de fácil acesso para os micro e pequenos empresários, que representam 98% das empresas turísticas de Bonito”, explica.

Além de acompanhar dados relativos ao fluxo turístico, o OTB irá monitorar a reputação do destino nos websites TripAdvisor e Booking.com. O OTB também irá monitorar a oferta de Bonito-MS nos catálogos das principais operadoras de ecoturismo da Europa, EUA e América Latina. “Só temos a agradecer o empenho de nossa equipe e o apoio incondicional da Prefeitura Municipal de Bonito, hoteleiros e todo o trade turístico local. Este foi o primeiro passo e temos muito a crescer. Agora que demos início ao OTB e construímos uma plataforma de trabalho, iremos buscar ampliar o projeto através de parcerias com a FUNDTUR-MS, MTUR, universidades, SEBRAE, SENAC, FECOMÉRCIO, ATRATUR, e outras entidades”, acredita Coinete.

Prefeito Leleco e presidente da Fundtur no início do evento em Bonito-MS / crédito: Ricardo Castilho/Multi-frequência