Representantes estão em Bonito para conhecer o modelo de gestão do ecoturismo municipal

Por: Naiane Mesquita

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) participou na manhã de hoje de uma reunião com empresários e políticos do Tocantins. O encontro promovido pela Secretaria de Turismo, em parceria com o Sebrae, apresentou o modelo de gestão do ecoturismo na cidade, que é referência em todo o mundo.

Durante a reunião, o prefeito ressaltou a importância da união do poder público e da iniciativa privada na implantação de ações que protejam o meio ambiente e desenvolvam o ecoturismo na região. “Conheço Bonito há mais de 40 anos, conheci em épocas que havia a exploração do meio ambiente, mas vi o turismo chegar e se tornar uma via de desenvolvimento e proteção ao ecossistema. O turismo trouxe para Bonito o capital humano, que é essencial para o crescimento do município e que tornou possível esse sistema de gestão. Esse sistema é fruto do capital humano que o poder público não atrapalhou, e sim, apoiou.”, afirmou Leleco.

O prefeito ainda frisou que o poder público não deve se omitir ao construir uma legislação dura, que proteja o meio ambiente. “Nós também temos problemas, mas temos mais ainda vontade de resolver”, disse.

Estavam presentes representantes do distrito Taquaruçu, distante a 17 km de Palmas, e do município Lagoa da Confusão, aproximadamente 200 km da capital do Tocantins. Segundo o presidente da Agetur (Agência de Turismo do Tocantins), Cristiano Rodrigues, Taquaruçu se assemelha ao ecossistema de Bonito, com a presença de muitas cachoeiras. “São mais 80 cachoeiras cadastradas. Nosso objetivo é desenvolver um projeto de turismo para a cidade, voltado para o ecoturismo e o turismo de aventura, por isso, escolhemos Bonito, que é referência em todo o mundo”, afirmou Rodrigues.

Prefeito Leonel Lemos de Souza Brito em reunião com empresários e políticos do Tocantins