16/03/2015 17h54 – Atualizado em 16/03/2015 17h54

Encontro estudou as apostilas utilizadas em sala de aula e como compreender a pirâmide aluno, família e escola

Por: Naiane Mesquita

Cerca de 140 professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino participaram no dia 10 de março de uma capacitação promovida pelo SEFE (Sistema Educacional Família e Escola). O encontro ocorreu durante todo o dia e foram expostas aos educadores as apostilas que serão utilizadas durante o ano letivo, além da didática que pode ser apresentada em sala de aula.

De acordo com a palestrante, a assessora pedagógica Mara Dumke, o encontro abordou a pirâmide: aluno, família e escola. “Sem a contribuição dos pais não há um aproveitamento da aprendizagem na escola. A ponta desse triângulo é o aluno, que precisa da base na família e na escola. Se um dos lados não está firme, acontece o desequilíbrio”, explica.

No período da manhã e a tarde, os professores foram divididos por turmas. “As oficinas aconteceram de acordo com a escolaridade em que o professor ministra as aulas. Nós temos como propósito mostrar maneiras de aplicar a apostila do Sefe e auxiliar o professor nessa descoberta. Além disso, um professor ficou com os gestores e coordenadores, para falar sobre os temas pertinentes a eles, como, por exemplo, administrar uma escola e as leis e diretrizes da educação”, frisa.

Pais participativos

No período noturno, Mara Dumke ministrou uma palestra cerca de 200 pais de alunos da rede municipal. “Falamos sobre a pirâmide educacional e qual é o papel da família no sucesso do aluno”, aponta.
A bonitense Cassia dos Santos era uma das mães presentes na palestra. Com dois filhos na rede municipal de ensino, na escola João Alves da Nobrega, ela aprovou o diálogo logo no início do ano letivo. “Foi bem legal, ela falou sobre a educação, o método de ensino, é importante para a gente entender como podemos ajudar na educação dos nossos filhos e qual é o papel da família e qual o papel dos pais”, acredita.

Capacitação do Sefe foi realizada para 140 profissionais da rede municipal