Retirada de passarela e Sistema de Gestão de Segurança são algumas das mudanças firmadas pelo município

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito implantou diversas melhorias na gestão e infraestrutura da Gruta do Lago Azul. O principal atrativo turístico da região recebeu em média 60 mil visitantes em 2014.

Atualmente, a Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, administra diretamente o receptivo do atrativo, que em anos anteriores era feito por uma empresa licitada. A proprietária do receptivo, Almira Dias Soares, realizou reforma no receptivo, ampliando o espaço para receber os turistas, melhorando a infraestrutura da lanchonete, loja e ainda criando um espaço para os Guias de Turismo que fazem atendimento no passeio.

Em maio deste ano, foi retirada a passarela metálica e as sapatas de concreto que foram colocadas no interior da Gruta. A passarela, que foi colocada no final de 2012, estava oxidando e causando grandes chances de contaminação do lago da Gruta, além de muitas reclamações de turistas, uma vez que a passarela atrapalhava a beleza da gruta e do lago.

Sistema de Gestão de Segurança

Outra ação importantíssima foi a implementação do Sistema de Gestão de Segurança no atrativo, que contou com a parceria dos Guias de Turismo, onde criado uma padronização no atendimento de incidentes e acidentes, além de atualização do curso de primeiros socorros de todos os Guia de Turismo que trabalham no atrativo. A Secretária de Turismo, Ind. e Comércio, Juliane Salvadori destaca que só nesse segundo semestre de 2014, foram realizados 5 cursos de qualificação para os Guia de Turismo, em parceria com a AGTB, ATRATUR e Sindicato dos Guias de Turismo. “Além disso, foi realizada uma oficina com o Professor Doutor Paulo Boggiani, da USP-SP, e ainda está programado para este ano, uma oficina com o IPHAN, sobre o tombamento da Gruta”, afirma.

O Prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) destaca que também que neste ano, assinamos o termo de cooperação para a Gestão do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul juntamente com o Diretor Presidente do IMASUL, Carlos Alberto Negreiros Said.

Até ano passado, o Município de Bonito não tinha nenhum documento que autorizava a gestão da Gruta do Lago Azul, principal atrativo de Bonito e região. Com assinatura desse termo o Município de Bonito passa a ter a responsabilidade, agora oficialmente, pela gestão da Gruta do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida. “Isso era uma de nossas principais metas desde o ano passado, e com o apoio de todos os órgãos responsáveis conseguimos uma das mais importantes conquistas para o turismo de Bonito”. Esse termo era debatido desde 2001 e somente agora com o empenho da atual administração tornou-se realidade.

Além disso, foi adquirido um carro para uso exclusivo do atrativo, 180 novos capacetes, novas placas de informação em inglês e português e wi-fi para os turistas.

O gerente do receptivo da Gruta do Lago Azul, Eudo Sebastião Assiss e o colaborador da AGTB, Vladimir Martins