15/12/2014 13h20 – Atualizado em 15/12/2014 13h20

Equipamento foi solicitado especialmente para pessoas atendidas no Centro de Reabilitação e no asilo da cidade

Por: Naiane Mesquita

A bonitense Rosa Soares de Almeida, 36 anos, não esconde a alegria ao experimentar pela primeira vez uma cadeira de rodas nova, feita sob medida para as suas necessidades de locomoção. Rosa nasceu com uma má formação denominada mielomeningocele e por não receber o tratamento adequado na infância, o desenvolvimento das pernas foi prejudicado.
Com a nova cadeira de rodas, Rosa pretende continuar a realizar as atividades de casa com mais agilidade e segurança. “Eu ando para todo lado. Essa cadeira é mais leve e maior. Como eu faço tudo em casa, como cozinhar para minha mãe, vai ficar bem mais fácil e confortável”, afirma a jovem.

A cadeira foi possível devido a uma solicitação da Prefeitura Municipal de Bonito ao CER/APAE. Ao todo, nove cadeiras foram entregues aos pacientes bonitenses, com a medida correta para o seu uso e de forma gratuita. “Além dos pacientes que são atendidos no CER de Bonito, quatro cadeiras foram destinadas para o asilo do município. Repassamos as cadeiras desmontadas e a fisioterapeuta ajusta em cada paciente”, explica a fisioterapeuta e coordenadora do Centro de Reabilitação de Bonito, Dina Mara Flores de Figueiredo.

Para o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B), cuidar da saúde dos bonitenses é compromisso assumido desde o início pela gestão. “Buscamos a saúde e o bem-estar dos moradores. Por isso, investimos mais em postos de saúde, com a reforma e ampliação dos locais de atendimento, assim como na contratação de mais médicos e na aquisição de novos equipamentos para exames e, nesse caso, para a locomoção dos nossos pacientes”, afirma o prefeito.

Maria Elina, 80 anos, aprovou a nova cadeira de rodas. “Com ela vou poder passear. O andador eu uso em casa, para pequenas distâncias e a cadeira é feita para andar na cidade”, explica a idosa, que sofreu uma fratura de colo de fêmur e faz a reabilitação no CER do município.

Rosa recebe uma cadeira de rodas nova do município

Cadeiras de rodas são entregues ao asilo de Bonito