Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Assessoria de Comunicação P.M.B/CREAS

A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Assistência Social está realizando diversos eventos e palestras em campanha ao Dia de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e Adolescentes em MS que foi no dia 06 de outubro. Todas as ações estão sendo realizadas pelo CREAS com acompanhamento da Secretária de Assistência Social, Lourdes Schwind e desenvolvidas pelas técnicas, Sandra Dineli (Assistente Social) e Patrícia Sturm (Psicóloga).

A campanha em Bonito deu início no dia 02 de outubro, no dia do aniversário de Bonito, quando foi apresentada às crianças uma peça teatral, cujo tema central foi abordar a prevenção ao abuso e a exploração infanto juvenil e a importância da vítima do abuso em denunciar o agressor.

No dia 06 de outubro, que foi o dia principal da campanha, a técnica e psicóloga do CREAS, Patrícia Sturm concedeu uma entrevista à Rádio Bonito FM explicando sobre a importância destas ações no município de Bonito.

Na quinta-feira (08) o CREAS foi até o Instituto Família Legal nos turnos da manhã e tarde e passaram um vídeo interativo, logo após houve debate com a participação dos alunos.

Nesta sexta-feira (09) foi o dia das técnicas visitarem o Instituto Visão de Vida onde também aconteceu apresentação de vídeos e debates com os alunos.

Sandra e Patrícia agradeceram as diretoras Margot Maneta do Instituto Família Legal e Rosangela Esposito do Instituto Visão de Vida, pelo apoio.

DIA ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 6 DE OUTUBRO

Em 1995, MS construiu o Plano Estadual de Ações Integradas para o Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, enquanto o Brasil só teve seu Plano Nacional construído cinco anos depois. Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a constituir o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (COMCEX) para fomentar e monitorar o Plano Estadual, sendo o primeiro Estado, também, a instituir o Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O dia 06 de outubro instituído pela Lei nº 1.799, de 17 de dezembro de 1997, como Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem como objetivo mobilizar toda a sociedade e lutar contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que além de constituir violação de Direitos Humanos, fere a dignidade da pessoa que é usada como objeto de desejo de outro.

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes do Estado de Mato Grosso do Sul está organizando para o ano de 2015 uma agenda coletiva com diversas ações em alusão a data, com o slogan:

“Crianças e Adolescentes São Sujeitos de Direitos.” Denuncie!

Fotos: CREAS/BONITO