11/03/2015 19h38 – Atualizado em 11/03/2015 19h38

Cerca de 200 crianças terão dois turnos de aula com disciplinas regulares e oficinas de dança, música e até empreendedorismo

Por: Naiane Mesquita

A Escola Municipal Rural Águas do Miranda é a primeira unidade escolar de Bonito a receber o ensino integral. As aulas começaram no dia 4 de março com mudanças na grade curricular e a inclusão de novos projetos culturais, esportivos e até de incentivo ao empreendedorismo entre crianças e adolescentes.

Localizada no Distrito de Águas do Miranda, a 75 quilômetros de Bonito, a unidade escolar tem cerca de 209 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e médio. De acordo com a secretária de educação do município, Loiva Heidecke Schiavo, antes do início das aulas foram realizadas reuniões para explicar aos pais a nova didática e a proposta do ensino integral. “Muitos pais estavam em dúvida, chegaram a adiar a matrícula por não ter conhecimento do que seria o ensino integral. Então convidamos uma professora de Terenos que explicou como funcionava na cidade, eu e o vice-prefeito Josmail Rodrigues também comparecemos e realizamos esse bate-papo. Depois, todos os pais adoraram e realizaram a matrícula. Tivemos um ótimo retorno”, explica Loiva.

A primeira mudança adotada pela unidade escolar foi no horário de aula. Antes, o turno matutino começava às 7 horas, agora foi adiado para as 7h30, com a inclusão do café da manhã. “Todas as crianças tem acesso ao café da manhã. Depois às 8 horas começa o ensino das disciplinas tradicionais, como português, matemática. Logo após o almoço, são as oficinas de arte, esporte, sustentabilidade e empreendedorismo que são desenvolvidas”, aponta a secretária.

Escola terá aula de dança, música e atividades sustentáveis

Entre os projetos que serão desenvolvidos na escola municipal estão aulas de dança, teatro, música, compostagem e fabricação de sabão que pode ser revertido em renda para as famílias. “Nós temos um professor de música que vai ministrar as aulas com instrumentos musicais e também teremos o apoio da Banda Municipal de Aquidauana, que também dará suporte as aulas. Por ser mais próximo do Distrito, conseguimos firmar essa parceria com o município”, comemora Loiva.

A secretária explica que todos esses projetos são possíveis graças aos recursos que a unidade escolar recebe do Governo Federal. “É um investimento de R$ 55 mil reais anuais”, aponta. Além das aulas de cultura, sustentabilidade e esporte, o recurso garante a contratação de monitores e professores, como o que ministrará aulas de reforço escolar. “A criança já sai com a tarefa pronta da escola. E quem tem mais dificuldade recebe esse apoio do reforço escolar. É um projeto maravilhoso. Estamos muito empolgados com essa mudança e eu acredito que Bonito pode se tornar referência no ensino integral. Nosso projeto é maravilhoso”, acredita.

Para o prefeito Leleco Brito (PT do B), implantar o ensino integral no Distrito de Águas de Miranda é um sonho que finalmente sai do papel. “Lutamos muito por isso e estamos muito emocionados, felizes com essa realização. Vamos torcer pelo sucesso desse projeto, que eu aposto muito e pensar que em breve vamos ter outras escolas nesse modelo”, diz.

Novas mesas e cadeiras da Escola Municipal Rural Águas do Miranda