04/05/2015 09h42 – Atualizado em 04/05/2015 09h42

Ao todo 30 jovens serão inseridos no mercado de trabalho turístico a partir deste mês

Por: Naiane Mesquita

Empreendedor idealizado pela Prefeitura Municipal de Bonito e lançado na quinta-feira (30) em um evento com a presença de autoridades e estudantes. O projeto tem apoio do CIEE, que acompanha o processo de seleção de jovens e empresas, e do Sebrae, que promove cursos de capacitação para os estagiários.

Para o prefeito de Bonito, Leleco Brito, o programa atua em duas etapas, tanto na geração de renda quanto no ganho de experiência de trabalho. “Com esse programa procuramos que vocês tenham a oportunidade de ganhar dinheiro, mas também a oportunidade de ganhar experiência de trabalho, experiência de vida e principalmente que vocês tenham respeito pelos seus empregadores e clientes”, afirmou Leleco.

Além do prefeito, o diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra e a supervisora de Unidade de Operação de Mato Grosso do Sul, Aline Santos, também participaram do evento. “Nós estamos muito felizes de contribuir para um projeto pioneiro como este em Bonito, com essa imensa qualidade e cuidado com os estudantes”, afirmou Aline.
O projeto idealizado pela administração prevê a inclusão de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município e universitários em estágios supervisionados, como forma de oferecer a primeira oportunidade de trabalho e o aprimoramento do conhecimento dos estudantes em atividades turísticas da região.

O CIEE é responsável pela operacionalização do Programa, sendo responsável pelo cadastro das empresas interessadas, priorizando o trade turístico local e pelas inscrições e seleção dos estudantes. Nesta primeira etapa foram selecionados 30 jovens, que através do Sebrae/MS realizaram um treinamento básico sobre postura e atendimento no mês de abril com o propósito de oferecer um panorama do mercado de trabalho e de como se comportar nesse ambiente, desde o atendimento até o encantamento do cliente.

Os estágios serão realizados cinco dias por semana, no contra turno do horário escolar, por um período máximo de seis horas por dia. Além da oportunidade da vivência no mercado de trabalho, os alunos do ensino médio receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 250 e universitários no valor de R$ 800, além de seguro contra acidentes pessoais, uniforme, orientação e qualificação profissional, além de férias após um ano de trabalho.

Durante o lançamento, os jovens já receberam o uniforme e o crachá personalizado do programa. A estudante Daniella de Souza, 16 anos, foi a responsável por agradecer a iniciativa e desejar boas sorte aos colegas de estágio nesse novo ciclo. “Esse projeto está proporcionando aos jovens de Bonito ingressar no meio profissional. Quero parabenizar a todos os responsáveis por essa iniciativa. Tivemos um curso de três dias, para prestar melhor atendimento ao público e uma ótima qualidade de serviço à empresa que irá nos dar uma oportunidade. Vamos descobrir no que realmente gostamos de trabalhar e levar essa experiência para o resto das nossas vidas”, ressalta Daniella.

Prefeitura lança Programa de Estágio com a presença de autoridades