16/01/2015 11h55 – Atualizado em 16/01/2015 11h55

Projeto Microbacias é realizado na região do córrego Pequitito em parceria com a Agraer

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito realiza em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e o Ministério Público, melhorias nas estradas municipais da região à margem direita do Rio Mimoso, próxima a nascente do córrego Pequetito. Desenvolvido há cerca de seis meses, o projeto Microbacias reduz a erosão provocada pelas chuvas nas estradas e propriedades rurais, além de proteger os rios dos processos de assoreamento.

Para a realização da obra, a prefeitura disponibiliza o maquinário necessário para a construção das caixas de infiltração e o cascalhamento da estrada. Esta técnica possibilita que água da chuva não escorra na forma de enxurradas e evita a erosão nas propriedades e consequentemente o turvamento e a criação de bancos de areia nos rios do município. Ao todo foram realizados mais de 10 km de estradas recuperadas.

Segundo o coordenador municipal e gestor de desenvolvimento rural da Agraer, o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes, a ação interfere diretamente no meio ambiente e na produção dos produtores. “Antes da construção dos terraços, também chamados de curvas de nível, e das caixas de infiltração, a água da chuva escorria pela estrada, entrava na propriedade rural criando erosões e seguia para o rio, formando bancos de areia. Esses bancos influenciavam na turbidez da água, tornando ela mais escura e a erosão prejudicava a fertilidade do solo das propriedades rurais”, explica Paulo.

Mudança

Há alguns meses, a realidade em Bonito começou a mudar. “Com a criação das caixas de infiltração ao invés da água descer a estrada e provocar a erosão na fazenda e os bancos de areia no rio, ela cai nessas caixas. São construídas caixas a cada 40 metros, de acordo com a declividade da estrada. Quando chove, a água acumula nesse local, sendo absorvida depois pelo solo naturalmente”, afirma.
Para o trabalho ser completo, os produtores rurais são auxiliados na construção das curvas de nível, que reduzem a velocidade da água dentro das propriedades. Isso evita a erosão e beneficia o pasto. “Tudo isso protege os rios, as nascentes, o meio ambiente e melhora a produtividade. Nos lugares em que fizemos apenas a curva de nível, que são as propriedades atendidas pela associação Bonileite, os produtores melhoraram o pasto, aproveitaram melhor os hectares e dobraram a produção de leite”, exemplifica Paulo.

O produtor rural Osmar da Silva, mais conhecido como Baiano, aguarda com ansiedade o término das melhorias nas estradas. Observando a máquina da obra que passava em frente a sua propriedade na manhã de ontem, o bonitense de 50 anos, confessa que sofre muito com a erosão em decorrência da chuva. “Aqui quando chove vira um barro, uma terra vermelha e isso desce tudo para a plantação e o rio. Quando terminar o trabalho na estrada e também com a curva de nível, vai melhorar bastante para a gente”, comemora.

Leia mais sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal no link: http://migre.me/o9zT7

Projeto Microbacias constrói caixas de infiltração para evitar a erosão em propriedades e o assoreamento de rios

Produtor rural Osmar da Silva espera melhorias com a criação de caixas de infiltração nas estradas

Prefeitura protege o meio ambiente e beneficia produtores rurais com melhorias em estradas