13/01/2015 18h28 – Atualizado em 13/01/2015 18h28

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente colheu dados, observou a qualidade de água e a preservação da flora local

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura de Bonito por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou hoje, pela manhã, um monitoramento ambiental no Balneário Municipal. A equipe liderada pelo secretário da pasta, Fabricio de Souza, analisou a temperatura e visibilidade da água, além da preservação da flora e o comportamento da fauna no local.

Realizado semestralmente, o monitoramento analisa vários parâmetros que mostram o impacto decorrente da intervenção do homem por meio do turismo no meio ambiente. “Atualmente o Balneário tem capacidade de receber 1 mil pessoas. Colhemos esses dados para acompanhar o impacto dessas visitações e tomar as medidas necessárias para evitar a degradação do meio ambiente”, afirmou o secretário.

Foram analisadas a temperatura da água, visibilidade, turbidez, oxigênio e PH. Em relação a visitação turística, a equipe observou a integridade das trilhas e estruturas do balneário, além do comportamento da fauna e integridade da vegetação. “Hoje, por exemplo, a temperatura da água está em 23,5° e a visibilidade está normal”, explicou.

Lixo

Já em relação à integridade da vegetação, a equipe constatou a presença de lixo nas matas, em torno dos rios e até em áreas restritas. “Percebemos uma grande quantidade de lixo fora da lixeira. Esse comportamento reflete uma falta de consciência do turista e da população que usufrui do balneário. Observamos a presença de latinhas de refrigerante, saco plástico, alumínio, sendo que todos foram jogados próximos às lixeiras”, explica.
Em decorrência da observação, o secretário pretende organizar um mutirão de limpeza no local nos próximos dias.

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente durante monitoramento na manhã de hoje (crédito: Naiane Mesquita)

Equipe mede a temperatura da água no balneário

Secretário de Meio Ambiente registra pontos do balneário municipal

Equipe observa a visibilidade da água