29/07/2014 15h12 – Atualizado em 29/07/2014 15h12

Sub-Título

Por: Paulo de Lima com Kátia Kelli Moura Candado – Enfermeira ESF

A 5ª Capacitação para Executores de Teste Rápido para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, realizado pela Divisão de Atenção a Saúde Indígena, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Bonito.

A Divisão de Atenção a Saúde Indígena buscou junto à secretaria de saúde municipal o espaço para realizar a capacitação, em contra partida nós precisávamos que os nossos enfermeiros que ainda não possuem este curso de executor fossem capacitados, assim criamos esta parceria para este evento acontecesse.

Esta capacitação iniciou na tarde de terça-feira dia 29, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde Padre José Ferrero, e encerra no dia 01/08/2014 Nesta capacitação estão participando os cinco enfermeiros das Estratégias da Saúde da Família – ESF do nosso município juntamente com os enfermeiros que atendem especificamente a população indígena do nosso Estado.

A importância dessa capacitação esta relacionada ao Programa do Ministério da Saúde- Rede Cegonha em que compete ao enfermeiro a realização do teste rápido de Sífilis e HIV na primeira consulta de pré-natal da gestante, com a intenção de tratar precocemente a sífilis em gestante e, a gestante portadora de HIV.

Programa do Ministério da Saúde capacita enfermeiros dos ESFs de Bonito