João Ubaldo representou o município em evento que debate a produção rural a e preservação ambiental

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito por meio da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Rural participou da Agroecol 2014, no dia 20 de novembro, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Dourados. O encontro teve como tema neste ano os “Avanços e Desafios em Agroecologia: onde e como precisamos chegar” e contou a participação de representantes de países da América do Sul, como Bolívia e Peru.

Os agricultores familiares de Bonito participaram dos seminários sobre húmus líquido e compostagem, que também contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de colaboradores do Sebrae.

Várias palestras foram realizadas durante todo o dia, com aulas práticas e teóricas de compostagem. As oficinas incentivaram o pequeno produtor rural para que ele produza o seu próprio adubo, diminuindo assim os custos com a compra de adubo e enriquecendo de forma correta o solo de suas propriedades.
Segundo o Secretário de Produção e Desenvolvimento Rural, João Ubaldo de Andrade, as palestras foram de alto nível. “É uma feira que reúne pesquisadores internacionais. É muito importante a participação dos produtores rurais, é uma forma de adquirir conhecimento técnico com engenheiros e agrônomos, especialistas na área. Nessa edição, aprendemos como você pode produzir seu próprio adubo e ainda ajudar na construção da preservação da ecologia, do meio ambiente”, afirma.

Ubaldo ressalta que participar do evento foi possível graças a parceria com o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena). Além do secretário, participaram do encontro o presidente do Assentamento Santa Lúcia, Victor Martemiliano, o presidente da Feira do Produtor, Ramão Rodrigues Júnior, o presidente do Assentamento Girassol, Ivano e a presidente do Assentamento Guaicurus, Antônia de Andrade.

Secretário de Produção e Desenvolvimento Rural participa de encontro sul-americano

Representantes de Bonito na Agroecol 2014