31/03/2015

Projeto aprovado pela FUNASA irá beneficiar comunidades ribeirinhas e quilombolas do Distrito Águas do Miranda e Pesqueiro do Noé

Por: Marilizi Duarte de Oliveira

A Prefeitura de Bonito por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (SEMA) realizará hoje, às 18 horas, a abertura oficial do projeto “Pescando Saúde nas Águas do Rio Miranda”. O evento será no espaço da Escola Municipal Águas do Miranda, localizado no Distrito Águas do Miranda.

A cerimônia de abertura terá a presença do prefeito do município, Leonel de Lemos Souza Brito (Leleco), do secretário de meio ambiente, Fabricio de Souza Maria, além do representante da Superintendência Estadual da FUNASA em Mato Grosso do Sul (SUEST/MS), Aparecido Teixeira Gomes e o chefe do Departamento de Serviço de Saúde Ambiental da FUNASA, Antonio Carlos Vilharva.

O Grupo Guaicuru realizará uma apresentação musical por meio do projeto “Seresta”. O evento conta com o apoio do vereador Edvaldo Rebeque.

SERVIÇO: Informações pelo telefone (67) 3255-3316 ou (67) 8469-9154 e pelo e-mail [email protected].

Projeto “Pescando Saúde na Águas do Rio Miranda”

Aprovado em 2013, o projeto visa promover ações educativas com foco na gestão integrada dos resíduos sólidos, para melhorar a saúde publica e a qualidade ambiental das comunidades ribeirinha e quilombola do Distrito Águas do Miranda e Pesqueiro do Noé localizados no município de Bonito/MS.

Ambas comunidades estão localizados em uma área de sensibilidade ambiental, pela proximidade com o Rio Miranda. Logo, em períodos de chuva ou enchente os resíduos depositados de forma inadequada são carreados em grande quantidade para dentro do rio, tornam-se uma perigosa fonte de poluição e/ou contaminação do meio ambiente. Outro agravante, é que estes resíduos depositados em locais não adequados geram odor desagradável, constituindo-se em um problema de ordem estética, mas principalmente numa séria ameaça a saúde pública, com a transmissão de doenças por macro e microvetores que habitam o lixo.

Assim, este projeto visa assegurar que o serviço público possa atender as comunidades conforme normas do plano de gestão integrada de resíduos sólidos, realizando as atividades de coleta, transbordo e transporte de forma eficiente e eficaz, bem como possibilitar a triagem para fins de reutilização ou reciclagem pela Associação Recicla Bonito, prezando pelo tratamento, inclusive por compostagem in loco, bem como, melhorar a capacidade institucional e operacional para a gestão dos serviços através do esforço conjunto com as comunidades ribeirinhas, visando a melhoria da salubridade ambiental, à proteção dos recursos hídricos e à promoção da saúde ambiental. Além, de atender as novas responsabilidades estabelecidas na Lei Federal de Saneamento Básico (Lei n.º 11.445/2007) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei n.º 12.305/2010).

SEMA de Bonito realizará abertura oficial de projeto em educação e saúde ambiental