No último dia 02, diversas instâncias de governança se reuniram para conhecer o Programa Recicla Bonito, voltado para grandes geradores de resíduos sólidos do município de Bonito (MS).

Por: Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Bonito (MS), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizou no dia 02 de abril, uma audiência pública com empreendedores do comércio local, onde foram envolvidos hotéis, pousadas, lojas de móveis, supermercados e mercados, lojas de materiais de construção e borracharias do município de Bonito.

A pauta da audiência foi referente a coleta seletiva de resíduos sólidos no comércio local. Na ocasião foi abordado a implantação do Programa Recicla Bonito, pontuando as normas para acondicionamento até a coleta.

A audiência contou com a presença do prefeito municipal Leonel Lemos de Souza Brito, do Secretário Municipal de Meio Ambiente Fabricio de Souza Maria com toda a equipe da SEMA, do Diretor Técnico Operacional da Empresa Morhena, José Rubens Pinto e do Promotor de Justiça, Dr. Luciano Furtado Loubet. Também participaram da audiência os vereadores Edvaldo Rebeque (PTC), Luis Cezar do Couto Coelho (PT do B), Pedro Aparecido Rosário (PMDB) e José Leonardo Casanova (PSDB), sendo que destes presentes, os vereadores Edvaldo Rebeque e Luis Cezar são membros da frente parlamentar ambiental.

Lembrando também da presença de Flávio Matos que vem desenvolvendo um importante trabalho no município coletando óleo de cozinha e de Carlos Cardinal proprietário da Casa do vidro onde garrafas são transformada em arte e comercializadas até para fora do país.

Na ocasião, foram discutidos assuntos referentes a legislação federal vigente, sendo a lei federal 12.305/2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a lei federal 11.445/2007 que dispõe sobre saneamento básico, do Decreto Municipal 037/2014 que dispõe a regulamentação dos geradores de resíduos sólidos e da implementação da coleta seletiva no município.

Com isto, esperamos a adesão dos empreendimentos locais ao programa com intuito de melhorar a qualidade ambiental destinando os resíduos para local adequado e reduzir os impactos a saúde publica.

Desta forma, ficou estabelecido que os empreendimentos que aderirem ao programa deverão assinar o termo de adesão junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no período de 07 a 11 de abril de 2014, das 07:00 as 13:00 horas.

Agradecemos a presenças de todos e reforçamos a necessidade de se conscientizar para a problemática dos resíduos sólidos gerados em nosso município.

Maiores informações pelo telefone (67) 3255-3316 e (67) 8469-9154 ou e-mail [email protected]