Por: BonitoNet

Ao todo foram três dias de evento, mas segundo a organização do IASB – Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, foram mais de quatro meses de preparação, divulgação e contatos para ter palestrantes e oficinas de grande nível durante da V Feira Socioambiental e do I Seminário de Conservação Ambiental da Serra da Bodoquena.

O Centro de Convenções de Bonito se transformou num local espetacular com uma bela decoração, jogos ambientais, stands muito criativos, shows culturais e várias palestras e discussões empolgantes sobre a questão ambiental em Bonito com destaque para a bacia do Rio Formoso.

Nesta quinta edição a Feira teve como tema o “Parque Nacional da Serra da Bodoquena”, que é a única unidade de conservação de proteção integral de caráter federal do Mato Grosso do Sul, durante o evento ocorreram várias discussões com o intuito de fortalecer iniciativas em prol de sua consolidação e também pela preocupação específica do PARNA possuir várias nascentes que sustentam a grandiosidade dos rios de Bonito.

Um fator importante durante a Feira foi a participação popular, por meio da Secretaria de Educação, houve o envolvimento das crianças da rede municipal de ensino e a população veio em massa prestigiar o evento, registrando assim um recorde de público, cerca de cinco mil visitantes estiveram pelo local durante o evento.

Destaque especial para a mesa redonda que aconteceu no I Seminário de Conservação Ambiental da Serra da Bodoquena onde foi abordado o tema “bacia hidrográfica do Rio Formoso”. A discussão tomou mais de quatro horas no auditório Kadiwéu e ficou definido que agora as entidades responsáveis e toda comunidade irão cobrar dos legisladores municipais a criação do ZEE – Zoneamento Econômico Ecológico e a criação de uma Lei Específica sobre a captação de água no Rio Formoso.

Outra parte importante foi a escolha do nome do mascote do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, o nome escolhido foi Kaluanã – Ave forte e guerreira, o nome foi dado pela aluna Alessandra Mendes Martins da Escola Rufino Loureiro Caldas de Jardim. Outro destaque também foi o vencedor do concurso dos desenhos do Calendário Ecológico 2015, e ficou com o jovem Vitor Manoel Duarte, da escola Major Alberto Rodrigues da Costa de Jardim.

Fechando o evento aconteceu a palestra do Dr. Paulo César Boggiani que é graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, mestre em Geociências pela Universidade de São Paulo e doutor em Geociências pela Universidade de São Paulo (1998). Paulo veio explanar sobre os ambientes cársticos da região da Serra da Bodoquena, salientou como este é um ambiente frágil e precisa de uma preocupação sempre constante. Também enfatizou que os rios, seus banhados e suas nascentes precisam de mais atenção e maiores estudos para identificar os impactos de suas diversas formas de uso.

A coordenadora do IASB Liliane Lacerda disse em conversa com o BonitoNet: “A feira foi excelente este ano, conseguimos ter um maior envolvimento da população local de Bonito, além da participação das cidades de Bonito, Bodoquena, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Campo Grande e Aquidauana. E temos um legado a seguir adiante, a Feira é apenas o inicio dessa movimentação em prol do Rio Formoso, agora vamos nos organizar e levar para toda comunidade e principalmente aos órgãos municipais, estaduais e federais toda nossa preocupação com a bacia hidrográfica do Rio Formoso”.

Fonte: www.bonitonet.com.br