SEMA e instâncias diversas se mobilizam para retirar lixo de trechos do Córrego Bonito e Rio Formoso.

Por: Marilizi Duarte/ Bióloga SEMA

No último sábado (15), diversas instituições se uniram para realizar mutirão de limpeza de trecho do Rio Formoso e Córrego Bonito.
Enquanto um grupo se dirigiu para o Rio Formoso, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, contando com biólogos e técnicos, além de integrantes da Associação Recicla Bonito, funcionário da Morhena e proprietária do atrativo turístico Ybira Pe Arvorismo, realizou a retirada de resíduos sólidos de um trecho do Córrego Bonito.

O Córrego Bonito é um corpo d’água urbano, pois após sua nascente, o leito do córrego passa pela área urbana do município de Bonito. Recebe em seu leito as águas dos Córregos Restinga e Saladeiro e posteriormente deságua no Rio Formoso.

A ação buscou, além de retirar grande quantidade de resíduos descartados indevidamente no leito do córrego, realizar vistoria pela equipe técnica da SEMA, que identificou efluentes domésticos sem tratamento sendo descartado no local. Segundo a equipe, a próximo passo é mapear o local e iniciar ações mais efetivas de conservação.

Apesar da retirada de resíduos do local não atender os aproximadamente 10 quilômetros do Córrego Bonito, a ação paliativa, possibilitou uma análise do tipo de resíduos que é descartado no local e estabelecer quais ações a SEMA deve focar para mitigar os problemas deste corpo d’água.

Este mutirão foi possível porque diversas instâncias, públicas e privadas, se mobilizaram e somaram forças. A comunidade deve ser participativa frente às necessidades do município, desde a identificação dos problemas até a construção das soluções, afinal o município não consegue ser gerido apenas pelos órgãos públicos, os munícipes precisam fazer sua parte.

Ação no Rio Formoso

Em uma iniciativa de Eurípedes Pinho, proprietário da academia Físico & Forma e do Promotor de Justiça de Bonito, doutor Luciano Furtado Loubet aconteceu do dia 15, o 1º mutirão a fim de remover o lixo acumulado nas margens do Rio Formoso de Bonito. A campanha de limpeza contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, polícia militar ambiental, agência Ygarapé Tour, Ybirá Pe Arborismo, Eco Park Porto da Ilha, Balneário do Sol e voluntários moradores de Bonito como policiais, empresários, guias de turismo, atletas, adolescentes e crianças.

Trecho do Córrego Bonito recebeu vistoria e retirada de resíduos sólidos