15/04/2015

Mudas de árvores plantadas no circuito de caminhada Bonito – Balneário são danificadas após um dia de plantio

Por: Marilizi Duarte de Oliveira

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Bonito por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (SEMA), promoveu o plantio de 84 mudas de árvores, sendo as espécies utilizadas a Pata-de-vaca (Bauhinia forficata) e o Salgueiro-chorão (Salix pendulina), nas bordas da pista de caminhada na rota Bonito – Balneário. A ação contou com a participação dos alunos da Patrulha Mirim Ambiental, que no momento tiveram noções de arborização urbana, paisagismo e técnicas de plantio.

Infelizmente, em vistoria realizada para verificar as condições das plantas, foi constatado que até o momento, 19 mudas foram quebradas no caule, conforme pode ser visualizado na foto. A quebra do caule leva a morte da planta e resulta em um prejuízo aos cofres públicos e a qualidade de vida da população, que iria usufruir da sombra das árvores no futuro.

Vale lembrar para a comunidade que a produção de mudas possui um custo, tanto monetário quanto de tempo, afinal dependendo da espécie, essa muda pode demorar até um ano para atingir um tamanho adequado para ser plantada. “É incompreensível esse tipo de atitude da sociedade bonitense, pois uma ação que foi planejada por técnicos que possuem experiência na área, bem como que trará benefícios para o município, afinal, quem não gosta de uma sombra para caminhar, se refrescar ou admirar a beleza da florada das árvores”, destaca Marilizi Duarte, bióloga e diretora de projetos ambientais da SEMA.

Segundo o biólogo e secretário de meio ambiente, Fabricio de Souza Maria, “as plantas utilizadas são espécies aconselháveis para o plantio em área urbana, pois apresentam crescimento relativamente rápido, suas raízes não perfuram canos de água, não quebram calçadas e muros, além de suas copas não danificarem a rede de distribuição de energias elétrica”. O biólogo relata ainda, que para as plantas se desenvolvessem com satisfação foi utilizado nutrigel, produto capaz de manter a humidade do solo em períodos de estiagem de chuva.

Doação de Mudas Gratuitamente

O Viveiro Municipal de Bonito (MS), criado no ano 2000, é gerido pela Prefeitura de Bonito por meio da SEMA com apoio de diversas instituições públicas e privadas. Possui capacidade de produzir 300 mil mudas em tubetes, que posteriormente são utilizadas em projetos tanto da prefeitura, como de intuições ambientais para a recomposição de matas ciliares, recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente, reserva legal, arborização urbana e paisagismo rural.

As mudas são doadas gratuitamente, porém, é necessário comparecer no escritório da SEMA localizado na rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo Fórum, munido de documentos pessoais e comprovante de endereço do local onde serão plantadas as mudas, será preenchido um termo de cooperação e responsabilidade, e quando necessário, após vistoria técnica na área, será liberado a autorização para a retirar das espécimes no viveiro municipal.

Vale reforçar que a equipe técnica da SEMA realiza vistorias amostrais para garantir que as mudas foram plantadas em local adequado e estão recebendo tratos culturais.

SERVIÇO – Informações (67) 3255-3316 | (67) 84699154 | [email protected]

Setas destacam caule quebrado de uma das 19 mudas.