06/01/2015 12h31 – Atualizado em 06/01/2015 12h31

Luiz de Lima Aquino assume a corporação e indica mudanças no estatuto e nas metas em 2015

Por: Naiane Mesquita

A Guarda Municipal de Bonito realizou na tarde de ontem, a cerimônia de troca de comando da corporação. O evento contou com a presença do prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B), do vice-prefeito Josmail Rodrigues, de secretários do município e vereadores da Câmara Municipal de Bonito.
O comandante Eleonardo Canepa dos Santos repassou o cargo ao guarda municipal Luiz de Lima Aquino, que assume a missão de dirigir a guarda por tempo indeterminado. Na corporação há 10 anos, Luiz ficou emocionado com a decisão de assumir o comando e reforçou a necessidade de um trabalho mais intensificado da guarda no município. “Em 2015, vamos iniciar algumas mudanças, como a municipalização do trânsito, intensificando o patrulhamento nas ruas e fiscalizando os transportes ilegais do município, uma reclamação constante da população e de trabalhadores, como os taxistas”, afirma Aquino.

Fundada em 1990 por indicação do vereador Mozar do Couto, a guarda tem atualmente 22 integrantes. A escolha do comandante é feita de forma direta pelo prefeito do município, que também determina o tempo de permanência do comandante.

Para Leleco, realizar uma cerimônia da troca de comando da guarda é uma forma de valorizar a corporação. “O que eu desejo a vocês é que o respeito à guarda municipal continue independente de quem assuma futuramente a prefeitura. Nós acreditamos que o Luiz tem um grande desafio pela frente, como foi também para os outros comandantes, mas que este ano teremos muitas conquistas, como a reforma no estatuto e a designação de mais investimentos para a guarda”, afirmou o prefeito, durante a solenidade.

Homenagens

Durante a solenidade na tarde de ontem, o prefeito Leleco ao lado de autoridades também inaugurou uma Galeria de Comandantes na sede da Guarda Municipal. O espaço inédito reúne fotos de ex-comandantes da guarda, além de uma foto do vereador Mozar do Couto, responsável pela criação da corporação. “Este ano, a guarda completa 25 anos de fundação, no mês de outubro. É importante que as nossas crianças e os moradores conheçam a história de Bonito e a história da guarda, por isso eu sugeri a criação dessa galeria. É uma forma de homenagear quem fez tanto pelo município”, ressaltou o prefeito.

Ao todo sete guardas municipais assumiram o comando da corporação desde a sua fundação. “Ficamos orgulhosos de relembrar e deixar na memória a nossa história”, acrescentou Luiz.

Luiz de Lima Aquino assume o comando da Guarda Municipal em Bonito (Crédito: Multi-frequência)

Prefeito Leleco durante a solenidade de troca de comando da Guarda Municipal (crédito: Multi-frequência)

Lançamento da galeria de ex-comandantes da Guarda Municipal

Comandantes da Guarda Municipal, prefeito Leleco, vice-prefeito Josmail Rodrigues e ex-vereador Mozar do Couto