Por: Marilizi Duarte de Oliveira

Buscando sensibilizar a comunidade quanto à importância e conservação do Bioma Cerrado, bem como da Guavira a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente iniciou no último dia 30 de outubro um ciclo de palestras nas escolas municipais de Bonito (MS).

A proposta visa despertar nos pequenos e adultos a “apropriação” da cultura da coleta e consumo da Guavira de forma sustentável. A coleta da guavira é uma atividade cultural em Bonito, onde famílias e grupos de amigos se reúnem para coletar esta frutinha de sabor adocicado. “Se durante a coleta, as pessoas coletarem apenas as frutas maduras e não dizimarem os frutos do arbusto, os guavirais poderão “respirar mais aliviados”, pois poderão atender os animais que se alimentam das frutas, como manter um banco de sementes no solo que gerarão novas plantas e a manutenção da guavira”, reforça a bióloga Marilizi Duarte, SEMA Bonito.

Infelizmente, áreas de guavirais são retiradas para a construção de pastagem ou destruídas por queimadas não controladas. Assim, os guavirais que restam, não só na região de Bonito/Serra da Bodoquena, mas em toda a extensão do Cerrado devem receber atenção especial para a preservação e plantio de mudas, evitando a extinção destas espécies vegetais, que no Mato Grosso do Sul possui registrado duas espécies Campomanesia adamantinum e Campomanesia pubescens.

A palestra busca repassar informações de forma descontraída e com a participação do público, confira aqui o cronograma e horário da ação nas escolas.

Se a sua escola, empresa ou instituição tiverem interesse em receber a atividade, entre em contato com a equipe da SEMA pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3255-3316.

Festival da Guavira

O Festival da Guavira foi criado em 2002 como forma de resgate e valorização da cultura de Bonito, destacando a continuidade de costumes locais. Neste ano, ocorrerá o 12º Festival da Guavira de Bonito nos dias 22 e 23 de novembro e contará com exposição de artistas plásticos locais, intervenções culturais, atividades voltadas para a sensibilização quanto a conservação do bioma Cerrado, bem como da Guavira, jogos, apresentações culturais e cursos de gastronomia a base de Guavira e produção de mudas. Em breve será apresentado cronograma oficial do evento.

O festival é organizado pela Secretaria de Turismo com apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Educação, COMTUR, além de figuras importante do cenário de Bonito, como Neila Garcez, presidente da ABRASEL/Bonito; Tó, do restaurante Tapera, Maria Leopoldina, da agência de turismo Big Tur e Rodrigo Coinete, Centro de Convenções de Bonito e Convention Bureau.