Hospital Darci João Bigaton recebe novo aparelho de Raios X

Aparelho permite exames do crânio, tórax, coluna e abdômen, entre outros.

16/07/2018 15h14 - Por: Assessoria de Comunicação

 

Dando continuidade aos melhoramentos implementados (ou em fase de implementação) o Hospital Darci João Bigaton colocou recentemente em funcionamento um novo aparelho de Raio-X , de última geração, visando aprimorar o atendimento à população.

O conjunto radiológico Multix B, da Siemens, será utilizado no atendimento geral e permite a realização de exames de crânio, tórax, coluna, abdômen e extremidades com o paciente em diversas posições

O exame com raios X utiliza radiação. O feixe transmitido através do paciente imprime um filme radiográfico (radiografia), permitindo distinguir estruturas e tecidos. Nos ossos, a radiografia possibilita identificar fraturas, tumores, distúrbios de crescimento e postura, nos pulmões pode contribuir para detectar da pneumonia ao câncer e, em casos de ferimento com armas de fogo é capaz de localizar onde se encontra o projétil.

Ao contrário do senso comum, as salas de raios X não representam perigo porque a quantidade de radiação liberada (somente quando o aparelho está ligado) é pequena.