27/04/2016 09h04 – Atualizado em 27/04/2016 09h04

Sub-Título

Por: AsCom/Sebrae

Assim como aconteceu em outras edições da Rota do Desenvolvimento, lideranças femininas nas áreas empresarial, institucional (associações, sindicatos, etc.) e política, além de mulheres interessadas em abrir o próprio negócio, se reuniram na tarde desta terça-feira (26) para debater o empreendedorismo feminino. O foco foi o protagonismo feminino para construir suas histórias com êxito tanto na vida pessoal quanto profissional.

Desta vez, na edição em Bonito do evento “Mulher de Negócios: Empreendedorismo Feminino em Pauta”, a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, responsável por conduzir o bate-papo durante, destacou a ascensão feminina à frente dos negócios. Atualmente, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 33% das empresas no Brasil são lideradas por mulheres – a maioria com idade entre 40 e 60 anos.

Segundo Maristela, essas oportunidades não significam uma batalha com os homens, e sim uma dinâmica de complementaridade; e se estendem a outros campos, como o institucional e político, com reflexo positivo na sociedade. “Eu mesmo, na função que ocupo hoje, sinto muita satisfação por fazer muito por muitas pessoas”, afirmou, se referindo ao trabalho pelo fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, o desenvolvimento econômico do estado.

Convidado para também conceder a palavra na abertura do evento, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, citou a capacidade das mulheres em achar soluções sensíveis e criativas para superar a crise. Ao citar uma reportagem que leu há poucos dias, a qual descreve a atuação bem sucedida – para superar momentos críticos – de mulheres no papel de executiva-chefe (CEO) de empresas, Verruck pregou atenção especial a inserção feminina nos cargos de liderança, e também reforçou o convívio harmônico entre gêneros.

O evento contou com a presença de Simone Coelho, empresária de Jardim, ganhadora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2010; Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo, Ind. e Comércio de Bonito; e a proprietária da Bonito Way (agência de turismo) e presidente da Associação Bonitense de Agências de Ecoturismo (Abeatur), Adriana Merjan Caminha da Cruz.

Serviço

A Rota do Desenvolvimento é uma realização do governo do Estado, por meio da Semade e conta com a parceria do Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest, Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a ação: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect e UFMS.

Todas as atividades que acontecem até quinta-feira, 28 de abril, são gratuitas. Os interessados devem se inscrever pelo site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br, ou então no próprio local, com a equipe de credenciamento do evento.

Foto: Marla Diniz