11/03/2015 10h43 – Atualizado em 11/03/2015 10h43

Acordo entre servidores e o executivo foi aprovado pela Câmara Municipal e publicado no Diário Oficial nesta semana

Por: Naiane Mesquita

A Prefeitura Municipal de Bonito reajustou em 7% a remuneração dos servidores públicos efetivos do poder executivo municipal. A medida encaminha pela prefeitura a Câmara Municipal foi aprovada no legislativo e sancionada pelo prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PTdoB) nesta semana.

Segundo o prefeito do município, o consenso com a categoria sobre o reajuste é muito importante. “Realizamos reuniões com representantes dos servidores municipais desde o início do ano. Sempre priorizamos reajustes acima da inflação e apesar de esse ser um ano difícil para a economia de todo o país, nós conseguimos chegar a um acordo que beneficia todas as partes, e principalmente, os servidores. É uma grande vitória para Bonito”, acredita Leleco.

O reajuste vale a partir de março, onde também serão realizados os pagamentos retroativos de janeiro. De acordo com o secretário de administração e finanças, Hallem Jaser, o impacto na folha de pagamento com o reajuste será de R$ 300 mil por mês. “Nós temos atualmente mais de 700 funcionários concursados. Esse valor também compreende o reajuste dos professores de 13,1%”, explica.

Inicialmente, o sindicato dos servidores públicos de Bonito solicitou um aumento de 13,1%, o mesmo valor estipulado pelo governo federal aos professores de todo o país. “Nós solicitamos o aumento de 13,1%, mas a única certeza que tínhamos é que o valor seria acima da inflação. Esse é um acordo que fechamos com o prefeito no início do mandato e que ele tem cumprido nesses dois últimos anos, o que tem diminuído em muito a nossa perda salarial”, explica Sérgio. O presidente cita como exemplo, o reajuste de 8% em 2014, bem acima da inflação que fechou em cerca de 4%.

Cargos comissionados

Os cargos comissionados e a remuneração do prefeito Leleco Brito e do vice-prefeito Josmail Rodrigues não serão reajustados. “É uma medida devido a crise econômica que atinge o país e vários municípios de Mato Grosso do Sul. Precisamos ser cautelosos com a folha de pagamento. Vamos optar por não reajustar os comissionados e nem o meu salário e o do Josmail”, ressalta o prefeito.

Prefeito sanciona reajuste de 7% a servidores públicos municipais