16/11/2015 08h01 – Atualizado em 16/11/2015 08h01

Sub-Título

Assessoria de Comunicação P.M.B./Fundação Neotrópica

A Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a Fundação Neotrópica estão trabalhando na divulgação do Projeto Arbon, que é a elaboração do Plano de Arborização Urbana de Bonito.

Na semana passada a equipe responsável pelo projeto esteve nas escolas e em alguns locais públicos explicando sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana e a importância deste planejamento.

A arborização de ruas é um elemento essencial para a restauração do equilíbrio ambiental dentro do meio urbano. Sua importância reside na promoção de uma melhor qualidade de vida para a população, amenizando os efeitos artificiais do ecossistema urbano. Dessa forma, conhecer as condições das árvores neste ambiente é fundamental para um manejo adequado, visando uma maior eficiência dos benefícios ecológicos, estéticos e sociais proporcionados por estas. Da mesma maneira, a introdução de uma nova árvore no ambiente urbano é um processo que requer informações sobre a espécie, o ambiente e suas relações, de forma que o indivíduo se desenvolva de maneira apropriada.

De acordo com a Lei 10.257 de 2001, o Plano Diretor é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes e/ou elevado interesse turístico, como é o caso do município de Bonito-MS. O Plano Municipal de Arborização Urbana é um instrumento complementar ao Plano Diretor do município e traça as diretrizes e normas para a escolha de espécies, plantio, poda e remoção de árvores e será desenvolvido através do Projeto ArBon – Plano Municipal de Arborização Urbana de Bonito/MS.

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e a Fundação Neotrópica irão continuar disseminando as informações já levantadas e sensibilizando a comunidade local sobre a importância de um plantio bem planejado e seu manejo para preservação das espécies e do ambiente urbano. O prazo para entrega do documento é em Fevereiro de 2016.

Prefeitura e Fundação Neotrópica divulgam Projeto Arbon