28/11/2013 14h00 – Atualizado em 28/11/2013 14h00

Por: SMCB – Secretaria Municipal de Cultura de Bonito

(Fonte: Ministério da Cultura).

A Delegação que representa o Estado de Mato Grosso do Sul na III Conferência Nacional de Cultura conta com a participação de 10 delegados eleitos na III Conferência Estadual, realizada em Campo Grande. Para os municípios que representam as regiões de MS, essa participação está sendo fundamental para que os gestores de cultura e a sociedade civil possam alavancar cada vez mais a cultura em seus municípios. Participar de um evento do porte de uma Conferencia Nacional, demonstra que a cultura no Brasil está sendo mais valorizada e democratizada.

O Delegado da Sociedade Civil de Bonito que representa a região sudoeste, do Estado é o professor Paulo Henrique Breda Santos, conhecido carinhosamente como professor PH, que além de professor de artes é um grande parceiro e incentivador da cultura local. Para PH ter a oportunidade de participar da Conferência está sendo uma grande experiência e um excelente aprendizado, além de representar o município de Bonito que é uma grande responsabilidade, ser representante da sociedade civil e poder participar de discussões importantes que definem as ações da cultura, está sendo uma grande honra, enfatizou PH!

CONFIRA OS DELEGADOS TITULARES ELEITOS

Sociedade Civil – Delegados Titulares:
Catarina Guerchi Nunes, Vitor Hugo Samudio D. Britez, Kelvin Axel R. Ramão, Ricardo N. Alves, Paulo Henrique Breda Santos.,Sidneis F.Alves e Lisio Lili.

Área Governamental – Delegados Titulares:
José Gilberto G. Rozisca, Carlos Antonio Marinho Gonçalves e Rosangela Marçal Paes.

ABERTURA DA III CONFERENCIA NACIONAL DE CULTURA

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, fez a abertura da III Conferência Nacional de Cultura (CNC), na noite de quarta-feira (27), às 19h30, no Teatro Nacional, em Brasília. Essa edição ampliou a participação da sociedade civil, com representação de cerca dos 70% dos delegados com direito a voto. Esses participantes virão dos 26 estados e o Distrito Federal, no encontro mais representativo e democrático, já realizado no País, para tratar das políticas públicas desse setor.

A Plenária Nacional, reunirá cerca de 2 mil participantes, na busca por um consenso, no texto final, que listará as 64 diretrizes a serem seguidas pelos gestores culturais. Mas as discussões da III CNC começaram em junho deste ano, com as etapas municipais e intermunicipais de debates, sendo que todo o processo de priorização de propostas já envolveu a participação de 450 mil pessoas, em todo país.

A III CNC reunirá 1.126 delegados com direito a voto, dentre os cerca de 2 mil participantes, previstos para a etapa nacional. Essa Conferência Nacional também ampliará o espaço dedicado ao debate de propostas, tendo apenas uma mesa de conferencistas, na tarde de quinta-feira (28). Nesse painel, o Ministério da Cultura fará um balanço de gestão, com foco no Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Professor de Bonito-MS, Paulo Henrique Breda Santos.