Por: Assessoria de Comunicação P.M.B.

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Fundação Neotrópica do Brasil apresentou as propostas de criação de unidades de conservação nos banhados dos rios Formoso e Prata.

A reunião técnica aconteceu no Centro de Convenções de Bonito e faz parte da programação da Rota do Desenvolvimento região sudoeste que está acontecendo de 26 a 28 de abril no município.

Estava presentes o Prefeito Municipal de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco), Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMADE), Jaime Verruck, Diretor de Licenciamento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Ricardo Eboli, Analista Ambiental e Coordenador dos Escritórios Regionais do IMASUL, Andre Araujo, Gerente de Unidades de Conservação do IMASUL, Leonardo Palma, além de proprietários de atrativos de Bonito, biólogos, instrutores de mergulho entre outros.

A apresentação foi feita de forma objetiva pelo biólogo, doutor em Engenharia Florestal e representante da Fundação Neotrópica do Brasil, Nicholas Kaminski.

Nicholas apresentou um vídeo explicativo sobre a importância da criação das UCs em Bonito e também explanou sobre a proposta cujo objetivo é buscar meios para garantir a proteção dos mananciais hídricos do município, em áreas de grande importância para manutenção da qualidade ambiental que, consequentemente, influenciam na qualidade de vida da população, garantem os processos produtivos e contribuem para a economia local.

Durante a apresentação foram mostradas algumas imagens de construção de valetas para drenagem das várzeas em propriedade, sem autorização ambiental.

O Diretor de Licenciamento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Ricardo Eboli fez questão de deixar bem claro que as drenagens liberadas pelo IMASUL, “Em virtude do período de fortes chuvas no Estado e consequentemente enchentes em locais de produção, o instituto autorizou algumas áreas já cultivadas, aqueles que realizaram dreno em áreas naturais estão ilegais e já estão sendo notificados”.

O secretário Jaime Verruck, falou após a apresentação.

“Nós estivemos em Bonito semana passada com o Governador que recebeu um abaixo assinado da população com mais de mil assinaturas pedindo uma interferência dele na questão de desobstruir a questão de audiência pública, obviamente não cabe isso ao Governo, porém ele pediu para que a SEMADE conheça o projeto, convidamos o prefeito Leleco para apresenta-lo durante a Rota e acabamos de assistir, nós agora vamos avaliar tecnicamente e podemos até sugerir algumas alterações no projeto para conciliar os interesses da produção e da sustentabilidade esse é o grande foco, mas o projeto me pareceu extremamente consistente, muito bem embasado legalmente, então eu acredito que não está difícil a gente buscar uma mediação entre produtores, comunidade e prefeitura municipal para vermos os interesses, até porque nós temos o projeto ICMS ecológico que estimula este tipo de criação de unidade de conservação.

O prefeito Leleco nas considerações finais mais uma vez falou “É fundamental para Bonito a consulta pública, nós já notificamos alguns proprietários das áreas das UCs, estamos realizando diversas campanhas publicitárias, vamos informar à juíza para que ela autorize judicialmente, sendo assim iremos marcar uma nova data para a consulta pública”.

Fotos: Daniel Silva/Multi-Frequência