13/05/2016 10h25 – Atualizado em 13/05/2016 10h25

Sub-Título

Por: Assessoria de Comunicação P.M.B.

Na última quarta-feira (11) a prefeitura de Bonito, por meio da secretaria de meio ambiente realizou uma reunião no auditório da Câmara Municipal referente ao aterro controlado do município.

Participou da reunião o prefeito de Bonito, Leleco, o promotor da comarca de Bonito, Dr. Matheus Macedo, secretária de meio ambiente Chris Vasques, vereadores, empresários, representantes da associação Recicla Bonito e comunidade em geral.

O objetivo foi restabelecer as regras para uso do aterro controlado de Bonito, e explicação sobre a diferença entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão.

Foi abordada a responsabilidade do poder público em relação a área, bem como a responsabilidade das pessoas que usam o espaço diariamente para descarregar resíduos em zelar a cuidar.

A área é utilizada a mais de 30 anos e que dos 11 hectares (área total do aterro), apenas resta a vala que está sendo utilizada atualmente e que não há mais espaço útil, portanto a organização é indispensável.

Pensando nisso foi novamente repassado as regras do aterro que passam a valer imediatamente. Ficou bem claro que as regras passaram a ser cobradas com rigor e caso haja resistência em cumprir ou reincidir em descumprir será notificado, podendo ser multado e até mesmo impedido de descarregar na área, sendo necessário buscar alternativa.

REGRAS PARA USO DO ATERRO CONTROLADO DE BONITO MS

Aberto de diariamente das 7 às 17 horas;

Expressamente proibida a entrada de pessoas sem autorização da secretaria municipal de meio ambiente com exceção de órgãos fiscalizadores de qualquer esfera;

Não é permitido entrada e permanência de menores de 18 anos;

Não é permitido entrada de animais (bovinos, equinos, suínos, ovinos);

Não é permitido fogo;

Não é permitido disposição de resíduos fora da área estabelecida;

É obrigatória a parada na guarita e se identificar para o vigia;

Não é permitido amarrar cordas nas cercas para descarregar;

Não é permitido descarregar pneus, óleo lubrificantes, embalagem de agrotóxicos;

Não é permitida a entrada para catação por pessoas não autorizadas pela secretaria de meio ambiente ou sem vinculo com Associação Recicla Bonito;

As pessoas autorizadas devem estar portando EPI’s (equipamento de segurança individual) isso é obrigatório! Luva, calça, camisa de manga longa, calçado fechado;

Caso os catadores autorizados não utilizar os equipamento obrigatórios, perderão a autorização para coletar dentro da área do aterro;

Para as empresas ou munícipe que usam o aterro para descarregar seus resíduos que não cumpram as regras estabelecidas serão adotadas as medidas abaixo:

1º orientação;

2º notificação;

3º multa e

4º não será mais permitido descarregar no aterro controlado municipal, sendo necessário buscar outras alternativas.

Fotos: Alex Herman/Multi-Frequência