Por: Assessoria de Comunicação P.M.B. (Fotos: Daniel Silva/Multi-Frequência)

Empresários, representantes do poder público, de entidades de classe, instituições financeiras, de ensino e de pesquisa se reuniram nesta terça-feira, 26 de abril no auditório do Centro de Convenções de Bonito para a solenidade de abertura da 6ª edição da Rota do Desenvolvimento.

O Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que havia confirmado presença na abertura do evento, não conseguiu teto para pouso em Bonito, devido ao tempo fechado.

Durante a solenidade de abertura, as cadeiras foram composta pelo prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco), Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMADE), Jaime Verruck, que na ocasião também representou o governador, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae e do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo e demais autoridades.

Edison Araújo destacou a importância desta ação do PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios) e falou sobre os pequenos negócios da região “É com alegria e satisfação que completamos o ciclo da Rota do Desenvolvimento realizando este grande encontro no sudoeste do nosso Mato Grosso do Sul, território formado por 9 municípios e uma população de 140 mil habitantes, que chagamos para compartilhar novas alternativas e caminhos aos pequenos negócios e com isso fortalecer ainda mais o protagonismo local, a crise política e econômica assola o país, a taxa de desemprego cresce, a falta de consumo repercute nos municípios, por isso é urgente priorizar a melhoria dos processos, produtos e serviços das micros e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais.”

O prefeito Leleco também falou sobre a importância do evento para a região, “Em tempos de crise os gestores públicos, sem diferença nenhuma dos empresários privados, precisam também inovar, e eu sei a dificuldade dos meus colegas prefeitos estão enfrentando ao longo desses últimos anos, mas precisamos sempre apoiar os pequenos negócios para que as pessoas possam melhorar economicamente, e não ter medo de tomar decisões”.

Leleco também disse sobre o meio ambiente, “Precisamos cada vez mais ter a consciência que a questão ambiental é mais importante do que os interesses privados, e os grandes e pequenos produtores rurais precisam saber da importância da preservação para o futuro dos municípios que têm graves problemas de meio ambiente.

Durante a solenidade, aconteceu a entrega do ‘Kit PROPEQ’ aos prefeitos dos municípios da região sudoeste, contendo mapas de oportunidades, diagnóstico da lei geral e estudo de desburocratização dos municípios da região, além de assinaturas de documentos e entrega de licenças ambientais.

Nesta edição em Bonito, a Rota do Desenvolvimento discutirá, dentre outros, os temas do turismo, meio ambiente e inovação. Além disso, levará diversas atividades, entre palestras, workshops e atendimentos especializados que vão beneficiar os pequenos negócios do município e das oito cidades que compreendem a região (Jardim, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bodoquena, Bela Vista, Porto Murtinho, Nioaque e Sidrolândia).

Foto: Daniel Silva/Multi-Frequência