Reunião do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa aconteceu no Hotel Zagaia

23/07/2018 08h46 – Por: Assessoria de Comunicação

Em 09 de julho de 2018, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da, SED e UNDIME, promoveu o Seminário Final PNAIC (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa), 2017-2018, o qual, é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos: Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental” e traz como referência um trabalho interdisciplinar. O objetivo foi promover momentos de reflexão das práticas escolares, por meio de debates e apresentações das experiências realizadas em sala de aula.

O Seminário Final teve como tema ” Memórias, práticas e registros do PNAIC que favorecem o protagonismo estudantil em Mato Grosso do Sul”. Partindo da última palestra de Augusto Cury usamos o slogan “Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar”, na ocasião, estiveram presentes 94 professores das redes municipal e estadual de ensino.

Na cerimônia de abertura a Secretária de Educação Roseli Gambim, agradeceu a todos professores, diretores e coordenadores presentes pela dedicação e esforço por participarem da formação continuada. De acordo com a Secretária de Educação e Cultura o PNAIC, representa um grande ganho para a Educação e vai contribuir com a melhoria dos indicadores, pois, oferece estratégias para ensinar e aprender de maneira significativa. Agradeceu também a coordenadora local Professora Maria Aparecida Guedes, no ato representada pela Professora Ana Marcia Borges Mafalda, pelo compromisso assumido na formação dos professores, aos formadores locais: Luzia Santos e Márcia Pires (Ensino fundamental 1º ao 3º ano), Marinalva Teixeira Araújo (Pré-Escola) e Elisangela Inês Marotzki (Novo Mais Educação), a diretora da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, Ramona de Lima Aquino, representando a rede estadual de ensino. Após sua fala o Padre Israel proferiu uma mensagem de perseverança.

O Seminário proporcionou quatro palestras: Diálogos entre a educação e o Direito da Aprendizagem: Educação e Neurociência- Foco na Aprendizagem, ministrada pela palestrante Denise Gonzatto; em sequência tivemos a palestra com o tema: Matemática no Ciclo de Alfabetização com a palestrante da rede municipal de Bonito, a professora Ana Alice da Conceição; Linguagem oral e linguagem escrita na Educação infantil, ministrada pela professora de Ed. Infantil Miriam Cristina de Oliveira Ferreira e encerrando a palestrante Mestre Ana Cristina Trevellin com uma palestra Motivacional. No intervalo das palestras as coordenadoras locais explanaram sobre alguns eixos trabalhados na formação com relato de experiências dos cursistas.

Além das palestras houve apresentações culturais, realizadas pelos alunos das escolas Durvalina Dorneles Teixeira; o CEI Laura Vicuña; os Violeiros – SAS (Espaço Cultural) e a contadora de história Fernandinha Reverdito (Casa Memoria Raída), as quais aqueceram e entusiasmaram toda a plateia.

Os grupos de professores, com seus formadores locais, realizaram suas apresentações, destacando os eixos trabalhados na formação continuada, relatando suas experiências, realizadas em sala, propostas pelo PNAIC, na qual utilizaram de metodologias variadas como: slides, teatros de fantoches, apresentação de histórias, trazendo um pouquinho da realidade escolar para o seminário.

O espaço foi preparado com muito carinho, pela SEMEC,.e nele Os cursistas também tiveram a oportunidade de expor materiais confeccionados para dinamizar suas aulas dentro das propostas do PNAIC, construídos com dedicação para desenvolver na prática diária um trabalho lúdico e direcionado ao alfabetizar, o que encantou a todos tanta criatividade.

Por Ana Mafalda/Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Secretaria de Educação e Cultura promove Seminário do PNAIC