Prefeitura mantém convênio com empresas especializadas para descarte do material recolhido.

04/12/2018 10h48 – Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando nesta terça-feira (4) mais um recolhimento de pneus descartados nas borracharias da cidade.

Os pneus serão enviados para as empresas Ecopneu Reciclagem de Pneu LTDA (de Campo Grande) e Associação Reciclanip (de São Paulo), com as quais a prefeitura recentemente estabeleceu parceria para a destinação correta e regular de pneus usados.

A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos, criada pelas empresas fabricantes de pneus, Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Michelin e Pirelli para a coleta de pneus inservíveis no Brasil. A Ecopneu Reciclagem de Pneu LTDA., por sua vez, é uma empresa privada que tem como atividade principal a coleta de resíduos não-perigosos.

“A expectativa é enviar desta vez uma carga total de cerca de 24 toneladas”, afirma o secretário Edmundo Dinelli Jr, lembrando que uma carreta já está quase completa e outra aguarda para ser carregada.

De acordo com resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), fabricantes e importadores são responsáveis pelo resíduo e obrigados a coletar e dar destinação ambientalmente adequada, dentro do sistema de logística reversa, em que para cada pneu novo comercializado um deverá ser recolhido.

A parceria, segundo o secretário, é de grande importância para o meio ambiente e a saúde da população, já que contribui para combater a proliferação de mosquitos transmissores da dengue, zica virus e chikungunya, evitando o acúmulo de água em pneus usados.

Recolhimento obedece ao sistema de logística reversa, em que para cada pneu novo comercializado um deve ser recolhido. Foto: Divulgação

Parceria para descarte contribui  para combater mosquitos transmissores da dengue, zica vírus e chikungunya. Foto: divulgação.