13/12/2013 16h15 – Atualizado em 13/12/2013 16h15

Sub-Título

Por: Rodrigo Trigueiro/ Assessoria e Imprensa

A Prefeitura Municipal de Bonito juntamente com Secretaria de Meio Ambiente, realizaram na noite da ultima quinta-feira dia (12) de dezembro no plenário da Câmara Municipal, audiência pública para a apresentação da versão preliminar do plano de saneamento básico de Bonito. O plano de saneamento básico é um dos instrumentos da política nacional de saneamento básico.

O secretário de Meio Ambiente de Bonito, Sr. Fabrício, explicou aos presentes que essa política deve ordenar os serviços públicos de saneamento, considerando as funções de gestão para a prestação dos serviços, a regulação, fiscalização e o controle social. Disse ainda que o plano contemplara quatro componentes do setor de saneamento, são eles, abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos e águas pluviais.

Existe um planejamento para que o saneamento básico, alcance todo o território do município de Bonito, incluindo suas áreas urbanas e rurais, inclusive áreas quilombolas e ribeirinhas, considerando a lei 11,445/2007 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e para política federal de saneamento, mais isso nos próximos (20) anos.

Diante de tudo isso a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, elaborou a versão preliminar do plano municipal de saneamento básico, utilizando os resultados de pesquisas de estudiosos, mas principalmente, as proposições feitas pela comunidade durante a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente realizada em junho de 2013.

Foto: Ricardo Castilho / Multi-Frequência Studio