11/11/2013 07h51 – Atualizado em 11/11/2013 07h51

Por: Multi-frequência

Na manhã da ultima sexta feira dia (09) nove de novembro, a secretaria municipal de saúde do município de Bonito, realizou audiência pública no plenário da câmara municipal, que contou com a presença de dezenas de pessoas, como agentes comunitários de saúde, enfermeiras, membros do conselho municipal de saúde e funcionários municipais, além da presença do Dr. Osmar Prado assessor jurídico do município e do Sr. Newton Lopes Ciqueira “Chefe de Gabinete”.

O objetivo da audiência foi prestar contas do segunda quadrimestre á prefeitura e a câmara municipal, o que é obrigatório pela lei nº 141 / 2012. Em sua apresentação a secretária municipal de saúde Renata Xavier fez um resumo das atividades realizadas pela secretaria durante o segundo quadrimestre do ano de 2013.

Renata começou falando sobre as unidades de saúde cadastradas no CNES, hoje são (11), falou também, sobre o quadro de funcionários que aumentou consideravelmente, e destacou ainda o numero de procedimentos realizados nos ESFS, como consultas, procedimentos odontológicos, procedimentos do “CER” Centro de Especialidades de Reabilitação, atividades realizadas pela vigilância sanitária e imunização.

A secretária relatou ainda que hoje os municípios são obrigados pelo SUS a terem em suas farmácias (118) cento e dezoito itens “remédios”, a disposição da comunidade. Bonito por sua vez tem superado esse número com mais de (300) remédios a disposição. A partir do segundo quadrimestre, Bonito firmou um contrato organizativo de ação publica de saúde o (COAP) “algo inédito”.

Uma das coisas que também foi destacada foi a situação orçamentária da secretaria. Vale lembrar-se das aquisições da SMS, como os veículos, sendo uma ambulância, dois Fiat uno, uma doblô adaptada para deficientes físicos e a construção de uma unidade de ESF no jardim bom viver.

Enfim, resumindo, as ações da secretaria municipal de saúde de Bonito no ano de 2013 foram satisfatórias, afirmou Renata Xavier “secretária de saúde”, “Temos muitos desafios ainda a serem superados mas temos fé que iremos conseguir” destacou Renata.

Secretária de Saúde Renata Xavier, apresenta resumos de atividades realizadas pela secretaria.