Por: Marilizi Duarte de Oliveira

No último dia 08 de novembro, uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito (SEMA) se deslocou até o atrativo turístico Aquário Natural para coletar sementes de espécies nativas para produção de mudas. O local foi escolhido pela conservação da mata ciliar o que proporciona grande variedade de espécies com qualidade genética e resistência. Foram coletadas sementes de canjarana, carne-de-vaca, angiquinho e ipê-branco.

Vale ressaltar, que a coleta de sementes ocorre em intervalos quinzenais, visando aproveitar o período de maturação das sementes, que varia em função da espécie, do ano e de árvore para árvore.

As sementes são destinadas para o viveiro municipal de Bonito (MS) que tem como objetivo produzir mudas de espécies nativas destinadas à recuperação de áreas de floresta degradadas da região da Serra da Bodoquena. As mudas produzidas são doadas para projetos de recuperação florestal coordenados por ONG’s, para adequar e atender termos de ajuste de conduta – TAC definidos por crime ambiental e para pessoas físicas que queriam plantar em chácaras ou no terreno de casa, neste caso, a SEMA determina qual a espécie pode ser utilizada para este fim.

O viveiro possui capacidade para produzir 300.000 mudas, sendo que a média de produção atualmente é 35.000. A produção de mudas exige muito insumos, além da coleta de sementes e produção das mudas, todo esse processo gera custos, então é importante que a doação de mudas seja avaliada para que não tenha perca deste produto tão valioso para a natureza e para comunidade, enfatiza o Secretário de Meio Ambiente, Fabricio de Souza Maria.

Para adquirir as mudas, é imprescindível que seja feita a solicitação na Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, que irá realizar um cadastro e disponibilizar a guia para retirada no viveiro. A SEMA fica na rua Dr. Conrado, s/n, Vila Donária, antigo Fórum, telefones (67) 3255-3316 ou (67) 8469-9154.