26/09/2016 15h08 – Atualizado em 26/09/2016 15h08

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA e
Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio – SECTUR, a convite da Agência de Turismo Big Tour de Bonito/MS esteve no último dia (21) na Pousada Olho D’Água também localizada no município, para participar de uma roda de conversa com alunos do 9º ano da Escola Carlitos de São Paulo – SP.

A proposta do bate papo era a relação do meio ambiente com o turismo local e qual o papel de cada setor na questão da preservação, conservação e principalmente o trabalho de induzir o desenvolvimento sustentável e os desafios que isso gera no dia a dia da comunidade e também da região.

Estavam presentes também outros setores como, Associação Comercial de Bonito – ACEB e a ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB.

O encontro foi extremamente importante, pois os envolvidos puderam conhecer um pouco como é realizado o trabalho desses setores em nosso município e como é desenvolvido com a comunidade, enaltecendo os conflitos e a busca para amenizar os problemas, visto que o meio ambiente é uma questão bastante conflitosa que gera opiniões e interesses diversos, mas extremamente importante para garantir que tenhamos uma melhor qualidade de vida e um local melhor para viver.

É de suma importância à conscientização da preservação e conservação do meio ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam utilizados de forma equilibrada para que não sejam escassos, comprometendo as futuras gerações, principalmente em se tratando da relação que o meio ambiente possui com a principal fonte econômica do município o Turismo, exercendo o Ecoturismo como atividade, seguido do Agronegócio.

Portanto, Homem e natureza se complementam, afinal, só existimos porque a natureza proporciona as condições climáticas ideais para nossa espécie e também fornece todos os recursos naturais que precisamos. Sendo assim, devemos deixar de ver a natureza como apenas um meio de nos fornecer recursos necessários para garantir a nossa sobrevivência.

Toda a sociedade é importante e responsável pela natureza, pois temos apenas essa “casa” para viver. O futuro que a gente quer, depende do que a gente faz!