Encontrou debateu o fortalecimento dos aspectos tradicionais do evento.

05/06/2017 11h32 – Por: Assessoria de Comunicação

O prefeito municipal, Odilson Soares, recebeu na semana passada em seu gabinete a visita do Padre Israel, da paróquia de Bonito, acompanhado por diversos paroquianos, com os quais conversou sobre os preparativos para a realização da 89ª Festa de São Pedro.

Na ocasião foi ressaltada a importância cultural da data para o município, bem como a necessidade da comunidade católica local e da população fortalecer os aspectos tradicionais do evento, valorizando a figura dos festeiros, a festa junina, as barraquinhas, as apresentações musicais e a Cavalgada de São Pedro, entre outros.

A razão pela qual São Pedro se tornou o padroeiro da cidade foi relatada pelo padre Paulo Nunes de Araujo, ex-pároco da cidade de Bonito:

“Foi no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”.

De acordo com o padre Paulo Nunes “foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos”.

Já na década de 50 foi incorporada, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro, também uma expressão já tradicional da cultura popular bonitense.

Prefeito recebe padre Israel e debate 89ª Festa de São Pedro