SAS realiza a XII Conferência Municipal de Assistência Social

Evento do SAS e CMAS será no dia 20 de julho, na Marambaia.

04/07/2017 11h05 - Por: Assessoria de Comunicação / ARTE:Jabuty

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realização no dia 20 de julho próximo na Igreja Peniel, na Vila Marambaia (em frente ao CRAS) a XII Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema "Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS".

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social, que é parte do Sistema de Seguridade Social apresentado pela Constituição Federal de 1988.

O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O SUAS engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.