Programa foi criado para combater a disseminação do Aedes aegypti.

06/09/2017 10h02 – Por: Assessoria de Comunicação

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Bonito recebeu nesta terça-feira (5), em regime de comodato, 16 Smartphones entregues pela Superintendência Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de MS, contendo aplicativos para auxiliar no trabalho dos agentes que atuam no controle de vetores e endemias.

A entrega do equipamento faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Estado de Saúde implantado no município em janeiro do ano passado, fornecendo uma ferramenta inovadora e efetiva contra a disseminação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya.

O município foi escolhido por ser conhecido nacionalmente e por receber turistas de várias regiões do país e do mundo, o que o torna vulnerável a circulação do vírus presente neste vetor.

Inicialmente a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu aos municípios integrantes do programa tablets apreendidos pela Receita Federal contendo o programa chamado Endemias 1.0. A partir de então foram feitas várias correções e adequações com base na realidade do município e dificuldades encontradas pelos agentes, que são os responsáveis por operar o equipamento.

Os aperfeiçoamentos resultaram no programa Endemias 2.0, melhorando a funcionalidade da ferramenta de trabalho para que atinja os seus principais que são:

  • Monitorar em tempo real o trabalho de campo dos ACE.

  • Monitorar imóveis com foco do mosquito através de um mapa que mostra a localização dos mesmos.

  • Registrar com fotos, pontos críticos; depósitos de água não eliminados, para que ações imediatas sejam tomadas.

  • Acompanhar o índice de infestação predial, que determina as áreas críticas de proliferação do mosquito.

    • Mapear imóveis com moradores que apresentam sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya. Além de várias outras opções de ícones de funções que o Programa oferece.

Os smartphones foram entregues à diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, ao coordenador de endemias, ao supervisor, ao auxiliar administrativo do setor, ao chefe da equipe de apoio e a 12 agentes de combate a endemias.

A entrega contou com a presença do prefeito municipal, Odilson Soares, da superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Ângela Lopes Cunha, do coordenador estadual de Controle de Vetores, Mauro Lucio Rosa, do secretário municipal de Saúde, Nivaldo Carneiro, e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mariana B. Correa.

Saúde recebe smartphones para controle de endemias

Saúde recebe smartphones para controle de endemias

Saúde recebe smartphones para controle de endemias

Saúde recebe smartphones para controle de endemias