Saiba quais são os tipos de violência para poder identificar e denunciar.

08/08/2018 10h00 – Por: Assessoria de Comunicação

A Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres realiza no mês de Agosto a Campanha “Agosto Lilás”, instituída pela lei estadual nº 4.969, de 29 de dezembro de 2016 juntamente com o Programa Maria da Penha vai à Escola, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha.

A campanha é realizada no mês de agosto, em referência à sanção da Lei Maria da Penha, que completou 12 anos ontem, terça-feira, dia 7 de agosto.

O programa “Maria da Penha vai à Escola” busca levar às escolas municipais e estaduais a prevenção da violência para que os adolescentes tenham percepção do que caracteriza a violência doméstica e familiar e possam romper este ciclo.

Já foram realizadas palestras sobre o tema aos usuários do Programa “Fazendo Bonito” e também aos usuários do CRAS. A campanha também abrangerá os usuários do CREAS, do Programa Bolsa Família do município de Bonito, distrito Águas do Miranda e Assentamento Guaicurus.

A violência contra a mulher afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. O agressor pode ser não só o marido ou namorado, mas também o pai, irmão, tio, avô. A agressão também pode vir de outra mulher, a mãe, sogra ou cunhada. A violência doméstica pode ocorrer em casa, entre pessoas da família e entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto.

Saibam quais são os tipos de violência para poder identificar:

VIOLÊNCIA FÍSICA: Bater, empurrar, morder, puxar o cabelo, estrangular, chutar, queimar, cortar, torcer ou apertar o braço são exemplos. A violência física deixa marcas e hematomas visíveis na maior parte dos casos.

VIOLÊNCIA SEXUAL: É a prática do sexo sem o consentimento. É forçar o ato sexual quando a mulher não quer, quando está doente ou dormindo; é forçar atos que causem desconforto. Impedir a mulher de decidir se quer ou não ter filhos, e quando é o melhor momento, também caracteriza a violência sexual.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: É aquela em que a vítima é humilhada, xingada, criticada continuamente ou desvalorizada. São atos como tentar tirar a liberdade de ações ou crença, em que se tenta fazer parecer que a mulher é louca ou que a impeça de trabalhar, estudar, visitar a família, etc. É a violência emocional que a mulher sofre. Também está caracterizada a violência psicológica contra a mulher quando o/a agressor/a insinua a existência de amantes, desrespeita o seu trabalho, critica sua atuação como mãe, fala mal do seu corpo, como também não deixa se maquiar, cortar o cabelo ou usar a roupa que gosta, deixando-a com autoestima baixa.

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL: É cometida quando o/a agressor/a controla retém ou retira o dinheiro da mulher; causar anos aos seus bens e objetos (rasgar roupas e fotos), reter documentos pessoais e instrumentos de trabalho, receber aposentadoria e não repassar o dinheiro, esconder o cartão do banco, etc.

VIOLÊNCIA MORAL: Acontece quando a mulher é vítima de comentários ofensivos feitos a pessoas estranhas, quando a mulher é humilhada publicamente, quando lhe são imputados fatos inverídicos, ou quando sua vida íntima é exposta ao público, inclusive nas redes sociais (facebook, instagram, chats, etc).

Se você desconfiar que alguma mulher sofre violência doméstica você pode ajuda-la ligando 180 e fazendo uma denúncia. A ligação é anônima, você não precisa se identificar e nem ter certeza.

Denunciando a violência você pode salvar uma vida! O silêncio mata! Denuncie!

Campanha "Agosto Lilás" combate violência contra a mulher

Campanha "Agosto Lilás" combate violência contra a mulher

Campanha "Agosto Lilás" combate violência contra a mulher