Aquisição da prefeitura utilizou repasses do Ministério.

11/12/2017 15h15 – Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu na manhã desta segunda-feira (11) um novo veículo (um TrailBlazer da marca Chevrolet, zero Km) que será utilizado para auxiliar na realização dos trabalhos assistenciais.

O automóvel foi adquirido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social dentro do programa denominado Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que é um indicador que mostra a qualidade da gestão local do Programa Bolsa Família (PBF).

A entrega foi realizada pelo prefeito municipal, Odilson Soares, em rápida cerimônia que contou com as presenças da secretária de Assistência Social, Ilza Gomes Soares, da presidente da Câmara Municipal, vereadora Lúcia Miranda, dos vereadores Pedrinho da Marambaia, Luísa Aparecida Cavalheiro de Lima, Edinaldo Gregório Dias, (Pantera), Geraldo Jacques Marques, Varguinha e Lucas Leandro Paes (Lucas Capacete), do técnico do Cadastro Único da Assistência Social e do Programa Bolsa-Família, Alex Schmidt, e servidores da secretaria.

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem como principal objetivo a efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Bonito, promovendo serviços de Proteção Básica e Proteção Social Especial aos cidadãos que dela necessitam, proporcionando o desenvolvimento pessoal, familiar e social, oportunizando a capacitação e facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o a universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade e à convivência familiar. Os atendimentos devem também respeitar a descentralização político-administrativa e a participação da população.

Os trabalhos de atendimento da secretaria são implementados também por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que é um local público onde são oferecidos os serviços de Assistência Social com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, bem como do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que é uma unidade que atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Cabe ainda à SAS a implementação de programas como o Bolsa-Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), entre outros, utilizando o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é um instrumento de coleta de dados e informações cujo objetivo é identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País

SAS recebe veículo do Ministério do Desenvolvimento Social

SAS recebe veículo do Ministério do Desenvolvimento Social