09/04/2019 16h26 - Por: SEMEC/Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bonito realizou entre os dias 18 de março e 4 de abril deste ano a Avaliação Diagnóstica Inicial em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, envolvendo os alunos do 1º ao 9º ano.

A SEMEC optou pela Avaliação Diagnostica na Rede Municipal entendendo que essa avaliação permite a identificação com antecedência de pontos fortes e ou fracos de cada aluno, norteando a aplicação de estratégias na sequência da aprendizagem, possibilitando que as instituições de ensino se planejem para promover diversas melhorias, de forma contínua.

A avaliação possui três objetivos principais: identificar a realidade de cada turma; observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem; e refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.

A avaliação abrange Português: leitura, interpretação, habilidades na escrita e Matemática: habilidades em raciocínio lógico.

Em 2019 serão aplicadas em dois momentos: no início do ano letivo, permitindo analisar os pontos que não foram bem absorvidos em relação aos conteúdos do ano anterior, assim, cria-se um norte para os professores colocarem em prática as ações para correção; e outra em agosto, atuando de forma mais analítica, observando se as atividades propostas estão sendo executadas e absorvidas pelos alunos, propondo assim o momento de revisar os conteúdos ou formar grupos de estudos de acordo com o grau de dificuldade de cada um.

Essa avaliação não tem caráter punitivo, não se resume à níveis de classificação, possibilita que a rede identifique as causas das dificuldades dos alunos e oriente novas metodologias e intervenções pedagógicas específicas, possibilitando um diagnóstico a partir dos resultados obtidos pela avaliação.

O resultado será entregue aos coordenadores das unidades escolares que deverão reunir-se com seu professores para analisar e definir as próximas ações.

É de suma importância a discussão em grupo com os professores para construir um planejamento pedagógico adequado e focado na obtenção de resultados rápidos e assertivos.

Avaliação Diagnóstica Inicial envolveu alunos do 1º ao 9º ano. Foto: Divulgação