Jogos Escolares 2018 terão início nesta segunda-feira, dia 20

Com várias modalidades, jogos terão participação de doze escolas.
Jogos contam com a participação de escolas da rede pública estadual e municipal - bem como de escolas privadas.Jogos contam com a participação de escolas da rede pública estadual e municipal - bem como de escolas privadas.

20/08/2018 11h55 - Por: Assessoria de Comunicação

Promovido pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal, terão início nesta segunda-feira (20) - às 18h00 - no Ginásio de Esportes, os Jogos Escolares de Bonito-2018, que contarão com a participação de 12 escolas.

Serão disputados, nas categorias masculino e feminino, jogos coletivos de futsal, voleibol, handebol, atletismo (corridas de revezamento 4 x 75) e queimada; e jogos individuais, que incluem corridas de 50, 75, 100 e 1.000 metros rasos, salto à distância, arremesso de peso, xadrez e dama.

Participarão dos jogos deste ano seis escolas municipais (Durvalina Dorneles Teixeira, Manoel Inácio de Farias, Vitalina Vargas Machado, Isaura Pinto Guimarães, João Alves de Arruda e João Alves da Nóbrega), duas escolas estaduais (Luís da Costa Falcão e Bonifácio Camargo Gomes/BCG) e quatro escolas da rede privada (Sagrada Família, Honorato Jacques (FUNLEC), Renovo Instituto Educacional e Escola Especializada Caminho da Esperança/Pestalozzi).

Quadra recebeu pintura nova, decorrente de parceria com as empresas Xibiu Pinturas e M2 Telecomunicação.Quadra recebeu pintura nova, decorrente de parceria com as empresas Xibiu Pinturas e M2 Telecomunicação.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

A abertura dos jogos contará com apresentações culturais de capoeira, com o Grupo Camará Capoeira, de canto (com alunos da Pestalozzi), e de dança, com alunos da Escola Falcão da (professora Andréia Freitas).

O jogo de abertura, de futebol de salão, será entre as equipes da Sagrada Família e da Funlec, na categoria 5/6 anos.

QUADRA FOI REVITALIZADA ESPECIALMENTE PARA O EVENTO

A pintura da quadra foi revitalizada recentemente, especialmente para o evento, recebendo nova pintura decorrente de parceria da Secretaria de Esportes com a empresa Xibiu Pinturas, responsável pela mão de obra e empresa M2 Telecomunicação (Maycon Gomes), que doou os materiais.

De acordo com informações da Secretaria de Esportes, 10% do valor das vendas do bar que funciona no ginásio (concessão da Cleo Quituts), será doado ao Instituto Visão de Vida, cuja sede foi destruída recentemente em um incêndio.

Jogos escolares tem como objetivo incentivar a integração e a prática de esportes. Jogos escolares tem como objetivo incentivar a integração e a prática de esportes.

A HISTÓRIA DOS JOGOS ESCOLARES DE BONITO

Os Jogos Escolares tiveram início em 1.978 na Escola Estadual BCG com o objetivo de integrar os estudantes e fomentar a prática desportiva. Chamavam-se então Jogos da Independência e foram idealizados pelo desportista e presidente do Grêmio Estudantil da Escola BCG, Valdeli (In memoriam). Também contribuíram para a criação dos Jogos Escolares o desportista Aureste Félix Garcez (In memoriam), Arcanjo Pazete (ex-diretor) e o ex-vereador e professor Odinel Arruda Soares.

As competições aconteciam inicialmente na quadra da escola BCG, na Praça da Liberdade e nas ruas da cidade. Com partidas de futebol de salão, voleibol, corridas e ciclismo.

A partir de 1.982, com a construção do Ginásio de Esportes de Bonito (denominado Juscelino Kubitscheck) e a participação de mais escolas os Jogos Escolares ganharam o formato atual, com a inclusão de novas modalidades.