Descartados de forma irregular, resíduos criam problemas sociais e ambientais

26/01/2018 16h03 – Por: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, através da secretaria de Meio Ambiente, informa que qualquer cidadão pode participar da fiscalização do patrimônio público.

A culpa pelo lixo acumulado não é do proprietário do local ou da falta de coleta pela prefeitura, mas sim de pessoas que simplesmente se veem no direito de jogar em qualquer lugar, de modo incorreto, sofás, colchões e carcaças de maquinas de lavar, entre outros móveis e eletrodomésticos.

Além de estar cometendo um crime ambiental, o cidadão que faz o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios ou área de preservação, está também colocando a saúde pública em risco.

Ao presenciar alguém jogando lixo em vias públicas, denuncie. Ligue para a Secretaria de Meio Ambiente no telefone : SEMA 99238-6299

A quantidade de lixo produzido todos os dias é muito alta, fruto de uma sociedade que a cada dia consome mais e não se atém a importância da conscientização sobre o descarte correto de seus resíduos sólidos.

Saiba como ajudar na manutenção da limpeza pública com atitudes simples:

• Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope as bocas de lobo e pode provocar enchentes.

• Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.

• Embale corretamente seu lixo em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado para evitar que eles se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.

• Proteja o vidro e outros materiais pérfuro-cortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo que ele use as luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região ficará prejudicada.

JOGUE O LIXO NO LIXO

Caixa de retenção lotada de lixo

Colchão, galhadas e eletrodomésticos descartados na caixa de retenção

Cama, ou oque sobrou dela foi deixada na entrada  do aterro controlado