Pneus são guardados na garagem da prefeitura até o descarte definitivo, feito por meio de empresas especializadas

29/01/2019 13h47 – Por: Boni Miranda/Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (28) mais uma coleta de pneus usados, descartados em borracharias da cidade. É a segunda coleta realizada em 2019.

O recolhimento frequente e regular de pneus já utilizados tem como objetivo combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chicungunia, eliminando seus possíveis criadouros.

ENCAMINHAMENTO APÓS O RECOLHIMENTO

Após serem recolhidos os pneus são levados para a garagem da prefeitura, onde são guardados em um silo, protegidos da chuva, até o encaminhamento para descarte definitivo.

No segundo semestre de 2018 a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou uma parceria com a Associação Reciclanip (de São Paulo) e com a Ecopneu Reciclagem de Pneu LTDA (de Campo Grande) para a coleta e destinação correta regular de pneus descartados, recolhidos nas borracharias da cidade. Já foram efetuadas duas remessas, uma em novembro, outra em dezembro do ano passado.

A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Michelin e Pirelli para a coleta de pneus inservíveis no Brasil. A Ecopneu Reciclagem de Pneu LTDA – por sua vez – é uma empresa privada que tem como atividade principal a coleta de resíduos não-perigosos.

De acordo com resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) fabricantes e importadores são responsáveis pelo resíduo e obrigados a coletar e dar destinação ambientalmente adequada, dentro do sistema de logística reversa, em que para cada pneu novo comercializado um deverá ser recolhido.

O objetivo do recolhimento regular e frequente é combater o mosquito Aedes aegypti, eliminando seus possíveis criadouros. Foto: Divulgação

Responsabilidade da destinação final dos pneus é dos fabricantes, de acordo com resolução do CONAMA. Foto: Divulgação