Antiga Ilha do Padre, Monumento Natural foi criado em 2003

22/03/2017 17h17 – Por: Assessoria de Comunicação / Fotos: Glauciesley Cezar

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (22) no auditório da Prefeitura Municipal de Bonito a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Monumento Natural do Rio Formoso, referente ao ano de 2017.

O encontro, que contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente de Bonito, Alexandre Ferro, foi aberto pelo secretário-adjunto da SEMADE (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Ricardo Senna, e teve como temas principais a posse dos novos conselheiros e a eleição da Secretaria Executiva. Na ocasião, além da definição de um calendário de reuniões para 2017, foi apresentado o Relatório de Gestão, a proposta de Plano de Manejo e os resultados da Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental no Entorno daquela UC (Unidade de Conservação).

O Monumento Natural do Rio Formoso, conhecido antigamente como Ilha do Padre, foi criado pelo governo do Estado através do decreto no 11.453, de 23 de Outubro de 2003 para garantir a integridade do local, de grande beleza, que se encontrava ameaçado.

O objetivo da iniciativa é o de preservar sítios com características bióticas e abióticas naturais excepcionais existentes no local, favorecendo a pesquisa cientifica e a educação ambiental, protegendo as belezas naturais e possibilitando o turismo de natureza e recreação, desde que compatíveis com a conservação da área.

Atualmente o Monumento Natural do Rio Formoso funciona como balneário e ponto de desembarque de passeios de bote inflável no Rio Formoso. Oferece ainda trilhas e cachoeiras diversas, disponibilizando infraestrutura que inclui lanchonete, restaurante, loja de souvenires e sanitários.

O Conselho Consultivo do Monumento Natural do Rio Formoso foi criado pelo Decreto Nº 13.975, de 2014, para contribuir com a implantação de ações para gestão da unidade.

Reunião debate Monumento Natural do Rio Formoso