25/02/2019 13h17 - Por: Boni Miranda/Assessoria de Comunicação

Informações foram divulgadas no site da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (www.sgvs.saude.ms.gov.b) na quinta-feira (21)

Boletins epidemiológicos divulgados no site da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (www.sgvs.saude.ms.gov.b) na quinta-feira (21) registram que o município de Bonito não teve nenhum caso de dengue, zika ou chikungunya confirmado em 2019, situando-se entre os municípios de MS com baixa incidência das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Nas tabelas de incidência divulgadas na quinta-feira passada (21) pela SES registrando os casos notificados, população e incidência por 100.000 habitantes – nenhum caso de zika ou de febre chicunguya foi notificado no município.

Em relação aos casos de dengue, por sua vez, Bonito aparece em 64º lugar entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul lugar, com 2 casos notificados e nenhum confirmado.

Os municípios considerados como sendo de baixa incidência são os que tem menos de 100 casos por 100.000 habitantes, de incidência moderada de 100 a 300 casos por 100.000 habitantes e de alta incidência quando supera 300 casos por 100.000 habitantes.

INTENSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS EM BONITO

Desde o início de 2019 a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio do Setor de Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde, intensificou os trabalhos de controle ao mosquito Aedes aegypti nos bairros e na área central, abrangendo também o assentamento Guaicurus e o distrito Águas do Miranda.

Nesses locais foram realizadas centenas de visitas para ações preventivas, voltadas para a eliminação de criadouros (focos), incluindo inspeções e limpezas de caixas d´água e piscinas, aplicações de larvicida, controle mecânico e controle químico.

As autoridades de saúde estão também autorizadas por lei a entrar, desde que devidamente identificados, em imóveis abandonados para execução das ações de controle ao mosquito e criadouros, quando há perigo iminente à saúde pública (Lei federal nº 13.301, de 27 de junho de 2016).

Campanha de combate ao Aedes aegypti em Bonito foi intensificada a partir de janeiro.Foto: Divulgação

A equipe conta com um número médio de 10 pessoas (incluindo servidores do CCZ) e o apoio de duas viaturas novas. Foto: Divulgação

Visitas das equipes incluíram a limpeza de caixas d´água. Foto: Divulgação