Para maior conforto cadeiras são adequadas às necessidades do paciente.

22/02/2017 16h01 – Por: Assessoria de Comunicação/Foto: Glaucio Cezar Jabuty

A Prefeitura Municipal de Bonito, através do Centro de Especialidades e Reabilitação (CER) da Secretaria de Saúde, recebeu na manhã desta quarta-feira (22) seis novas cadeiras de roda que serão entregues a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

As cadeiras recebidas são adequadas às condições de cada paciente (que é previamente inscrito), proporcionando-lhe mais conforto e maior mobilidade, com menor gasto de energia.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades e Reabilitação, Dina Mara Flores de Figueiredo, os pacientes do SUS que necessitam de órtese (aparelho externo para imobilizar ou auxiliar os movimentos dos membros ou da coluna vertebral), prótese (dispositivo para suprir a falta de um órgão ausente ou para restaurar uma função comprometida), cadeira de roda ou muletas devem se inscrever no local.

Para a inscrição o paciente (ou alguém responsável por ele) deverá levar o cartão SUS, cópia de documentos, de endereço e prescrição (receita médica) de órteses, próteses, cadeira de rodas, muletas ou reabilitação, emitida por um profissional da Rede SUS.

De acordo com a coordenadora assim que é feita a solicitação (de cadeira de rodas, órteses e próteses) é montado um processo (no prazo de 2 a 3 dias) que o paciente leva em mãos para a Central de Regulação do Posto de Saúde Central, que logo a seguir entra em contato com a Central de Regulação de Campo Grande.

Os pacientes que necessitam de reabilitação são submetidos a uma triagem e depois encaminhados para receberem o tratamento necessário.

O Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) funciona na sede da Secretaria de Saúde, na Rua Dr. Conrado, na Vila Donária (prédio do antigo fórum) e conta com uma equipe multiprofissional, especializada nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia.

O horário de atendimento é de 7 da manhã às 5 da tarde. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3255-2640.

Centro de Reabilitação recebe cadeiras de roda