25/03/2019 11h58 - Por: Boni Miranda/Assessoria de Comunicação

Prefeitura pede que os moradores limpem os seus próprios quintais, recolhendo recipientes que possam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti

Devido ao grande aumento do número de casos de dengue em Mato Grosso do Sul, principalmente em Campo Grande e Dourados, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando a população de Bonito para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, reduzindo o risco de ocorrência de epidemia no município.

Além da dengue o mosquito é também transmissor da zika e chikungunya.

“A prefeitura está fazendo o que é possível, colocando nas ruas o máximo de servidores disponíveis para eliminar possíveis criadouros, mas não há condições de atender a cidade toda com a rapidez necessária – depois de cada chuva – por isso precisamos da colaboração de todos. Um mosquito pode prejudicar uma vida, cada um deve fazer a sua parte”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mariana Correa.

É PRECISO LIMPAR O PRÓPRIO QUINTAL

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a população pode e deve colaborar limpando o próprio quintal com frequência, eliminando qualquer recipiente capaz de acumular água e servir de criadouro para o mosquito, incluindo garrafas PET, tampinhas, latas, sucatas e entulhos de construção, além de efetuar a limpeza das calhas de telhados e caixas d’água.

A DENGUE É UM PROBLEMA DE SAÚDE NACIONAL

Um levantamento efetuado no país indica que 1.153 municípios brasileiros (22%) apresentaram um alto índice de infestação do Aedes aegypti, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

Em Campo Grande, de acordo com Boletim Epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) divulgado na sexta-feira, dia 22, já foram efetuadas 12.991 notificações de casos de dengue. Em Dourados já foram notificados 882 casos, 606 deles positivos para a doença.

Em Bonito, também de acordo com boletim da Secretaria de Estado de Saúde, existem até o momento 5 casos de dengue notificados e 1 confirmado.

CASOS SUSPEITOS DA DOENÇA DEVEM SER COMUNICADOS

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde é fundamental que a população comunique à Secretaria Municipal de Saúde todos os casos suspeitos da doença, a fim de que a prefeitura possa realizar ações de bloqueio (limpeza) na área provável de transmissão, diminuindo a população adulta de mosquitos.

Os casos suspeitos de dengue devem ser comunicados pelos telefones 3255-3307 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 99244-6974 (Setor de Endemias).

Além da dengue o mosquito é também transmissor da zika e chikungunya. Foto ilustrativa