TODOS CONTRA A DENGUE

Saúde mobiliza a população para combate à dengue

 25/03/2019 11h58 - Por: Boni Miranda/Assessoria de Comunicação
 
Prefeitura pede que os moradores limpem os seus próprios quintais, recolhendo recipientes que possam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti
Além da dengue o mosquito é também transmissor da zika e chikungunya. Foto ilustrativaAlém da dengue o mosquito é também transmissor da zika e chikungunya. Foto ilustrativa

Devido ao grande aumento do número de casos de dengue em Mato Grosso do Sul, principalmente em Campo Grande e Dourados, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando a população de Bonito para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, reduzindo o risco de ocorrência de epidemia no município.

Além da dengue o mosquito é também transmissor da zika e chikungunya.

"A prefeitura está fazendo o que é possível, colocando nas ruas o máximo de servidores disponíveis para eliminar possíveis criadouros, mas não há condições de atender a cidade toda com a rapidez necessária - depois de cada chuva - por isso precisamos da colaboração de todos. Um mosquito pode prejudicar uma vida, cada um deve fazer a sua parte", afirmou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mariana Correa.

É PRECISO LIMPAR O PRÓPRIO QUINTAL

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a população pode e deve colaborar limpando o próprio quintal com frequência, eliminando qualquer recipiente capaz de acumular água e servir de criadouro para o mosquito, incluindo garrafas PET, tampinhas, latas, sucatas e entulhos de construção, além de efetuar a limpeza das calhas de telhados e caixas d’água.

A DENGUE É UM PROBLEMA DE SAÚDE NACIONAL

Um levantamento efetuado no país indica que 1.153 municípios brasileiros (22%) apresentaram um alto índice de infestação do Aedes aegypti, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

Em Campo Grande, de acordo com Boletim Epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) divulgado na sexta-feira, dia 22, já foram efetuadas 12.991 notificações de casos de dengue. Em Dourados já foram notificados 882 casos, 606 deles positivos para a doença.

Em Bonito, também de acordo com boletim da Secretaria de Estado de Saúde, existem até o momento 5 casos de dengue notificados e 1 confirmado.

CASOS SUSPEITOS DA DOENÇA DEVEM SER COMUNICADOS

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde é fundamental que a população comunique à Secretaria Municipal de Saúde todos os casos suspeitos da doença, a fim de que a prefeitura possa realizar ações de bloqueio (limpeza) na área provável de transmissão, diminuindo a população adulta de mosquitos.

Os casos suspeitos de dengue devem ser comunicados pelos telefones 3255-3307 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 99244-6974 (Setor de Endemias).