09/04/2019 10h21 - Por: Boni/Assessoria de Comunicação

Vacinação acontecerá de segunda à sexta-feira no ESF Rincão Bonito e no ESF da Região Centro, na Rua Pilad Rebuá, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00

Terá início nesta quarta-feira – dia 10 de abril de 2019 – a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Ela vai até o dia 30 de maio – e o dia 4 de maio é considerado o Dia da Mobilização Nacional contra a doença.

A vacinação acontecerá de segunda à sexta-feira no ESF (Estratégia Saúde da Família) Rincão Bonito e no ESF da Região Centro (na Rua Pilad Rebuá, ao lado da UBS José Ferrero, também conhecido como Posto de Saúde Central) das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

O QUE É A GRIPE INFLUENZA?

A influenza (ou gripe) é uma infecção aguda do sistema respiratório ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão.

Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus, podendo levar ao agravamento e à morte.

QUEM PODE SER VACINADO

Durante a campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores de escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos de portadores doenças crônicas não trasmissíveis e outra condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza. Foto Ilustrativa