12/06/2017 10h40 – Por: Assessoria de Comunicação

Secretário falou da situação encontrada, das medidas tomadas e respondeu perguntas.

Atendendo solicitação da Câmara Municipal o secretário municipal de Meio Ambiente de Bonito, Alexandre Ferro, ocupou a tribuna durante a Sessão Ordinária da semana passada (6) para falar sobre a Semana do Meio Ambiente, relatar as condições nas quais assumiu a secretaria, descrever a situação atual do setor no município e responder perguntas dos vereadores.

De acordo com Alexandre, ao assumir o cargo a Secretaria de Meio Ambiente ocupava uma pequena sala próxima à Secretaria de Assistência Social, com todo o seu patrimônio amontoado, em total desordem.
Dispunha de dois servidores de carreira, um administrativo e uma senhora de serviços gerais, bem como de um servidor no Viveiro Municipal e um motorista para o caminhão de recicláveis.

O veículo então existente, uma camionete S10 quebrada, estava no barracão da Secretaria de Obras, enquanto a UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos) funcionava precariamente, com diversos problemas estruturais. A Associação Recicla Bonito também se encontrava em dificuldades, quase abandonada, sem dispor de qualquer EPI (Equipamento de Proteção Individual).

O desafio encontrado era imenso. Faltavam recursos e conhecimento das ações anteriores. Os arquivos de computador foram quase todos apagados enquanto alguns patrimônios foram subtraídos, simplesmente desapareceram, tais como GPS e máquina fotográfica semiprofissional, adquiridos com recursos do fundo municipal do meio ambiente.

Diante da situação, foi realizado no terceiro dia de trabalho (04 de janeiro) juntamente com a secretaria de Obras e de Administração e Finanças, uma limpeza de todas as caçambas de lixo nas saídas da cidade e no seu entorno, ocasião em que foi encontrado um volume de lixo tido como “estarrecedor”.

Já no dia 06 de janeiro o secretário estive em Campo Grande (na FUNASA) buscando informações sobre recursos para projetos, um deles de ampliação da estação de tratamento de esgoto e outro de um sistema de abastecimento de água nos Assentamentos Girassol, Pé de Cedro e São José.

No dia 17 de janeiro foram contratados 06 (seis) funcionários pelo Programa Fazendo Bonito. Desse total, 2 foram lotados na compostagem, 2 na coleta seletiva e 2 na portaria do Aterro Controlado.

Desde o dia 02 até o dia 19 de janeiro a secretaria de Meio Ambiente utilizou um veículo cedido pela Secretaria de Administração. Desse dia (19 de janeiro) até o dia 11/04, foi utilizado um veículo da Assistência Social (quando se encontrava disponível).

Ainda de acordo com o secretário, no dia 21 de janeiro, em reunião prévia, as Secretarias de Obras e Meio Ambiente convenceram o prefeito municipal a não renovar o contrato com uma empresa terceirizada que realizava a coleta de lixo, incluindo as caçambas das saídas, que, na época, cobrava em torno de 60 mil reais mensais, mas que subiria para 110 mil reais mensais.

Desde então a coleta vem sendo realizada com recursos próprios, gastando aproximadamente 45 mil reais mensais sem deixar a desejar em nenhum ponto. Tal economia permitiu o fortalecimento do caixa da Prefeitura e mais adiante a licitação para compra de mais um caminhão compactador, novo, para coleta de lixo doméstico, no valor de 340 mil reais.

Outro ponto importante na área de Meio Ambiente foi a reativação da compostagem, realizada a partir da coleta de material orgânico dos grandes geradores (comércio) pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), aumentando a quantidade de material reciclável através da readequação dos pontos de coleta e roteiros.

No Conselho de Meio Ambiente (COMDEMA), de acordo com o secretário Alexandre, a SEMA organizou e secretariou 5 reuniões, sendo uma por mês. Já no IMASUL, esteve presente em dois eventos de capacitação para gestores sobre o ICMS Ecológico. A secretaria protocolou ainda os documentos do ICMS Ecológico em tempo hábil, preenchendo todas as planilhas e demais solicitações ao IMASUL, garantindo mais recursos para o município.

Já no dia 1º de fevereiro foi efetuada a mudança da SEMA para o local onde se encontra atualmente (na Rua Pilad Rebuá, n. 1780), ocupando 3 amplas salas, proporcionando mais comodidade aos servidores, que passaram de 4 para 14. Cada um cuida de área específica, com 5 lotados na secretaria, 4 na UTR (Unidade de Tratamento de Resíduo), 2 no viveiro e 3 no Aterro Controlado.

No aterro controlado foi aberta uma nova e última vala para destinação final do lixo, com utilização de 150 horas máquina e diárias de caminhões. Até o momento o secretário participou também de 2 reuniões no CIDEMA (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Miranda e Apa), juntamente com o prefeito e procurador Jurídico da prefeitura.

No dia 9 de fevereiro, com o início de um incêndio de grandes proporções no banhado do Rio Formoso, a SEMA atuou como QG, buscando parcerias, reunindo equipes e designando ações, a fim de controlar o incêndio.

Outro fato de destaque é que Bonito, na gestão passada, tinha abandonado o Conselho Gestor do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, situação que foi revertida com o retorno do município o Conselho, garantindo a participação de Bonito na primeira reunião do ano em Jardim, ocorrida no dia 22 de fevereiro.

No mês de março a SEMA recebeu um grupo de estudantes do Paraná, que realizou uma visita técnica às instalações do Viveiro Municipal, ao Aterro Controlado e à UTR.

No dia 22 de março foi realizada uma ação de limpeza do córrego Bonito, no Dia Mundial da Água, com a participação de alunos do 9º ano da FUNLEC. No dia 25/03 foi realizada uma ação de conscientização ambiental denominada Hora do Planeta, apagando por uma hora as luzes da Praça da Liberdade, apresentação de um vídeo e um passeio ciclístico noturno.

Outro fato relevante foi a posse de representantes da Secretaria de Meio Ambiente como conselheiros do MONA (Monumento Natural) do Rio Formoso (antiga Ilha do Padre), sendo a nomeação publicada em Diário Oficial do Estado e evento no auditório da prefeitura, com a presença do subsecretário de Meio Ambiente do Estado, Ricardo Sena.

Foi também iniciado um experimento com o lodo de esgoto proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto, compostando o material, a fim de produzir adubo orgânico, retirando do aterro a destinação deste material.

Outro acontecimento importante foi a doação de uma camionete do Tribunal de Justiça do Estado para uso exclusivo da SEMA.

No dia 03 de maio foi lançada a campanha FAÇA BONITO de uso consciente, com a confecção de copos de vidro personalizados em todas as repartições da prefeitura, um para cada servidor, além de xícaras de vidro, a fim de diminuir ou mesmo eliminar a utilização de material plástico. Foram também afixados adesivos nas tomadas e computadores para promover a redução do consumo de lâmpadas, de monitores e de aparelhos de ar condicionado no período em os equipamentos não estão sendo utilizados.

Em junho a secretaria promoveu a Semana do Meio Ambiente, envolvendo diversos parceiros, com várias atividades, como teatro, filme e show, entre outras.

De acordo com o secretário entre as metas futuras, está incluso o trabalho com a conservação de solo e água, denominado programa municipal de microbacias hidrográficas, onde se pretende reformar as estradas rurais, aliadas à sistemas de conservação de água, com obras de engenharia que não permitam que a água da enxurrada chegue aos córregos e rios de Bonito, com o turvamento das águas, como vem ocorrendo.

Segundo ele também estão previstas a revitalização da UTR e do Viveiro Municipal, bem como a ampliação e melhora da eficiência da coleta seletiva e o fechamento do Aterro controlado, com o encaminhamento dos rejeitos para o Aterro Sanitário de Jardim, construído em parceria com o CIDEMA.

Após a exposição das atividades da Secretaria de Meio Ambiente desde o início do ano o secretário, Alexandre Ferro, colocou-se à disposição, respondendo à todas as perguntas formuladas pelos vereadores.

Meio Ambiente relata as suas ações na Câmara. Confira: