Início Fotos Projeto inovador de coleta seletiva atenderá grandes geradores de resíduos sólidos

Projeto inovador de coleta seletiva atenderá grandes geradores de resíduos sólidos

Projeto piloto de logística reversa está em fase de implantação no município de Bonito (MS).

Por: Marilizi Duarte | Bióloga SEMA

A Lei Federal n.° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê que empreendimentos comerciais que, gerem resíduos que, por sua natureza, composição ou volume, não sejam equiparados aos resíduos domiciliares, são responsáveis pela implementação e operacionalização integral de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Assim, visando apoiar o comércio local, a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA e a terceirizada Morhena, elaborou um novo método de coleta seletiva, o projeto “Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Gerados pelo Comércio – Etapa 01”.

A primeira fase do projeto consiste em entrevista e cadastro in loco nos empreendimentos comerciais, a princípio supermercados, mercados, hotéis e pousadas, e posteriormente, restaurantes e lanchonetes. Segundo a bióloga e coordenadora do projeto, Chris Vasques, a primeira etapa é fundamental para conhecer a realidade local e construir políticas públicas pautadas em dados quantitativos mensuráveis.

Junto à fase de entrevista, está ocorrendo coleta de resíduos sólidos nos supermercados e pousadas cadastrados até o momento. A coleta está ocorrendo em caráter de teste, conforme parecer técnico da equipe SEMA, necessário se faz testar diferentes metodologias, pois só desta forma serão conhecidas as reais necessidades e problemas locais, logo o projeto está numa fase piloto.

Outra metodologia utilizada para fortalecer o projeto é o contato via telefone para verificar o grau de satisfação dos empreendimentos que estão recebendo a coleta, o contato questiona a qualidade da metodologia e se existe alguma sugestão. O Secretário de Meio Ambiente, o biólogo Fabricio de Souza Maria, enfatiza a preocupação com a eficiência da coleta, mas principalmente com a mobilização da comunidade para a construção da metodologia.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que não será cessada a coleta de recicláveis nas residências, porém, estão ocorrendo mudanças que demandam tempo e testes para tornar a coleta seletiva do município de Bonito mais eficaz.

Se algum empreendimento das categorias citadas acima não receberam a visita da equipe técnica da SEMA ou precisa esclarecer quaisquer dúvidas utilize os contatos: (67) 3255-3316 | (67) 8469-9154 | sema@bonito.ms.gov.br

Sair da versão mobile